Rufem os tambores, começa hoje a 5.ª Semana Acadêmica de Comunicação – “Tambor”

Nesta segunda-feira, 26 de abril, começa a 5.ª edição da “Tambor”, semana acadêmica produzida pelo Centro Acadêmico de Comunicação (CAC) do campus Curitiba da UTFPR. Organizado em formato virtual, o evento propõe discutir temas relacionados aos ramos de atuação de um comunicador e suas possíveis possibilidades.

Com programação do dia 26 até o dia 30 de abril, a semana acadêmica irá acontecer no canal de YouTube do CAC, totalizando 9 lives de workshops, palestras e rodas de conversa. De acordo com Alice Amaro, atual presidenta do CAC, o intuito desta semana é trazer para os estudantes o contato com uma fração das muitas áreas que Comunicação Organizacional abrange.

“Nós entendemos que uma semana acadêmica serve para compartilhar conhecimento, tanto que dessa vez chamamos muitos alunos para palestrar ou mediar as rodas de conversa. Mas também entendemos que pode trazer uma visão geral do mercado de trabalho para os alunos, por isso buscamos trazer variações nos temas escolhidos.”

Alice Amaro

Essa presença maior de estudantes ministrando as palestras é notável, considerando que na 4.ª Edição da “Tambor” a presença de docentes era majoritária. Esse aumento é proposital, segundo Gabrielle Baiak, assessora de eventos do CAC, o centro acadêmico optou por dar voz aos estudantes e egressos do curso, convidando-os. Além dos discentes, foram convidadas marcas novas e inovadoras, com o intuito de apoiar pequenos negócios.

Sendo a segunda vez produzida em formato inteiramente digital, a “Tambor” encontrou alguns desafios enquanto era produzida. Baiak explicita que o maior deles foi o de tecnologia: “sempre há aquela aflição, pois nós não sabemos o que pode acontecer, as instabilidades da internet são constantes, então torcemos para dar tudo certo. A distância entre os organizadores também é uma dificuldade, estamos resolvendo tudo com muitas reuniões e listas no WhatsApp.”

Entre tantas lives, há algumas que se destacam por discutirem o contexto que vivemos de pandemia, segundo a presidenta Amaro o tema que se sobressai é o de saúde mental: “nós estamos interagindo menos com as pessoas, ficando muito tempo em casa e além dos cuidados com a saúde física, não podemos dispensar os cuidados com a saúde mental. Depois disso, eu acredito que todos os temas sejam relevantes, pois o momento que estamos vivendo faz com que nós busquemos nos aperfeiçoar em nossas áreas de atuação.”

Uma informação importante é que, para obtenção dos certificados de participação, é necessário fazer a inscrição prévia através deste link e durante a live responder um formulário que será disponibilizado via comentários do YouTube ou no Facebook do CAC.

Todas lives podem ser acessadas através do canal de YouTube do CAC, e para mais informações, basta acessar o Instagram ou o Facebook do centro acadêmico.

Alexandre Azevedo Perich

Aluno do curso Bacharelado em Comunicação Organizacional na UTFPR. Estagiário de comunicação e marketing do campus Curitiba da UTFPR e Fotógrafo desde 2013.