Projeto de extensão “Humaniza UTFPR” realiza ilustrações em sala de radiografia do Hospital das Clínicas

Recentemente, algumas salas de raio-x do Hospital de Clínicas (HC) receberam novos aparelhos de radiografia. Pensando nisso, e tendo em mente os olhares contemporâneos a respeito da importância dos processos de humanização a partir da arte nas instituições de saúde, foi idealizado, pelo Humaniza UTFPR, um projeto de comunicação inovador por meio de ilustrações para as salas de radiografia do HC, posto em prática na última quarta-feira (17).

A ação aconteceu por meio de uma parceria entre a Universidade Tecnológica Federal do Paraná e o Hospital de Clínicas, com apoio da Sociedade Brasileira de Bioética Regional do Paraná (SBB-REG.PR), e foi financiada pela Associação dos Amigos do HC. Os professores Anna Silvia Setti, do Departamento Acadêmico de Física (DAFIS), Eunice Liu, do Departamento Acadêmico de Desenho Industrial (DADIN), Jeniffer Albuquerque, do Departamento Acadêmico de Línguas Modernas (DALEM), Roberto Candido, do Departamento Acadêmico de Eletrotécnica (DAELT), Silvia Bim, do Departamento Acadêmico de Informática (DAINF), e o gestor Renato Doro (UDIM/CHC/UFPR), estão à frente do projeto. Apesar de que apenas uma das salas foi revitalizada, a ideia é que mais setores do hospital possam receber o mesmo tratamento, no entanto, por conta da pandemia da Covid-19, as atividades não podem acontecer em um ritmo convencional.  

Quanto ao desenvolvimento teórico, Eunice Liu, juntamente ao estudante Eduardo Costa Júnior, desenvolveram pesquisa e projeto de ambientação do espaço, como estratégia de humanização, visando promover conforto e acolhimento dos pacientes, realizando uma antiga demanda do setor. Jeniffer Albuquerque (DALEM), Thalya Gonçalves de Castro e Kainã Gonçalves, ambas estudantes , participaram da elaboração e aplicação de um questionário para obter uma visão interna das necessidades de mudanças nas salas. Sinalizações de cartazes e avisos do hospital têm sido repensadas de forma a tornar as informações mais claras, visíveis e acolhedoras para os pacientes e funcionários. A atuação multidisciplinar e a visão integrada dos problemas é fundamental para um projeto conectado com a comunidade. 

De acordo com os extensionistas do Humaniza UTFPR: “A Extensão da universidade é o lugar no qual podemos pensar sobre os problemas da sociedade e promover, aos diversos atores do processo (professores, alunos e comunidade), uma solução que parte da experiência real de aprendizado, que advém de problemáticas públicas”.

Francisco Camolezi

Francisco Camolezi

Estudante no curso de Bacharelado em Comunicação Organizacional. Estagiário na Assessoria de Comunicação e Marketing no campus Curitiba da UTFPR.