Professora do campus Curitiba integra Comitê gestor do selo Curitiba Cidade Criativa do Design da UNESCO

Criado em novembro de 2018, o Comitê gestor do selo Curitiba Cidade Criativa envolve diversos representantes da capital paranaense da gestão pública, do mercado de trabalho, da sociedade civil e do meio acadêmico interessados em trabalhar na manutenção do título de Cidade Criativa que Curitiba recebe desde 2014. O comitê é coordenado pela Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba e vem desde sua fundação planejando estratégias inovadoras do Design para o desenvolvimento sustentável da cidade.

Cindy R. P. Xavier Medeiros, professora do Departamento Acadêmico de Desenho Industrial (DADIN), integra o Comitê desde 2019, quando foram selecionados seus representantes, e recentemente esteve trabalhando no desenvolvimento do Plano de Inovação para o Design em Curitiba, idealizado durante o ano de 2020 e entregue para a Prefeitura no aniversário de 328 anos da cidade, no dia 29 de março de 2021.

Reunião do Comitê gestor do selo Curitiba Cidade Criativa. Da esquerda para a direita: Guido Dezordi, Ana Brum, Adriana Kalinowski, Liana Vallicelli, Guilherme Zuchetti, Aulio Zambenedetti, Marcelo Gallina, Cindy, Adriene Linhares e Ken Ono Fonseca.

De acordo com Cindy, o plano foca na “Inovação, design e desenvolvimento: fatores essenciais para promover a competitividade de empresas e fortalecer todo ecossistema”. Quanto ao método do projeto, a professora ressalta que “foi aplicada a metodologia foresight e contou com a união de esforços da iniciativa privada, Sebrae e poder público para trazer um plano para impulsionar estratégias para tornar Curitiba vanguarda no cenário estratégico para o desenvolvimento tecnológico”.

A Rede de Cidades Criativas da UNESCO, que hoje já envolve 246 cidades, foi lançada em 2004 e tem como objetivo criar um ambiente de apoio entre cidades que identificam a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento urbano, econômico, social e cultural pautado pela sustentabilidade. As cidades que atualmente integram a Rede trabalham em conjunto para colocar a criatividade e a cultura no centro dos seus planos de desenvolvimento a nível local e cooperar ativamente a nível internacional no âmbito do artesanato, gastronomia, design, música, artes populares, cinema e literatura.

Para mais informações sobre o Plano de Inovação para o Design em Curitiba, clique aqui.

Francisco Camolezi

Francisco Camolezi

Estudante no curso de Bacharelado em Comunicação Organizacional. Estagiário na Assessoria de Comunicação e Marketing no campus Curitiba da UTFPR.