Produção e doação de álcool gel continuam em 2021

A pandemia do vírus Corona desencadeou um processo de preocupação e trabalho em muitos setores da sociedade e não foi diferente nas universidades públicas. Na UTFPR e, em particular no campus Curitiba, diversas iniciativas de auxílio e inovação foram implementadas.

Uma das mais profícuas foi a fabricação e distribuição de álcool na forma de gel, substância muito importante e que tornou-se popularmente conhecida por conta da pandemia, pois é muito eficiente na higienização de objetos e mãos das pessoas, sendo agente básico de prevenção à transmissão do SARS-COV-2 (nome técnico do vírus que causa a COVID – “corona virus disease”, a doença do corona vírus). À frente desta iniciativa esteve e ainda está Fernando Molin, professor do Departamento Acadêmico de Química e Biologia (DAQBI) do campus curitiba.

Em 2020, foram doados cerca de 20 mil litros de álcool em gel a diversas instituições, sendo mais de 10 hospitais como Hospital Erasto Gaetner, Hospital do Trabalhador, Hospital das Clínicas, Hospital Universitário Cajuru entre outros, e locais de saúde, asilos, orfanatos. Dentre estes, mais de 21 mil frascos de 500 mL foram para comunidades em situação de vulnerabilidade social, ou seja, que tinham impossibilidade econômica de adquirir o material por conta própria.

E como, infelizmente, em 2021 ainda estamos vivendo esse desafio que traz muita tristeza e exige adequação das condutas, o trabalho de Molin e seus colaboradores não para. Neste ano já foram doados 200 frascos de 500 mL de álcool em gel e 100 litros de álcool líquido glicerinado para o Hospital Santa Casa.

Professor Fernando Molin (DAQBI-CT, à esquerda) e funcionário do Hospital Santa Casa no momento da mais recente doação.