ONU seleciona peças gráficas sobre Covid-19 produzidas na UTFPR

A Organização das Nações Unidas (ONU) selecionou peças gráficas produzidas por estudantes dos cursos de Tecnologia em Design Gráfico e Bacharelado em Design da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, orientadas pela professora Eunice Liu, do Departamento Acadêmico de Desenho Industrial (DADIN). A seleção faz parte de um projeto de chamada global de comunicação da ONU com a temática de combate à Covid-19.

As peças foram produzidas por Ângela Oyafuso e Suzy Sakano e abordam temas recorrentes na pandemia, como higiene pessoal, o distanciamento social e a desconstrução de informações falsas. O material fica disponibilizado gratuitamente para ser usado e compartilhado.

De acordo com Eunice, essa chamada global da ONU levou a equipe a explorar linguagens gráficas a partir da materialidade, do cotidiano, do manual, como uma maneira de gerar aproximação nesse período de pandemia, através de conteúdos delicados e importantes.

O objetivo do projeto das Nações Unidas foi criar um banco de domínio público com imagens, cartazes e materiais sobre a Covid-19 abordando diversas temáticas e abrangendo vários idiomas. 

“Em momentos críticos de crise sanitária e humanitária, como o que estamos vivendo, a comunicação e orientação, voltados para a coletividade, são fundamentais para educação pública e superação do momento, como sociedade. E o design visual é chave para essa comunicação, que integrando imagem e texto, aumenta a compreensão da mensagem, porque o cérebro leva mais ou menos 0,25 segundos para ver uma imagem e  aproximadamente 5 segundos para ler 25 palavras, pesquisas mostram que a integração entre texto e imagem é a melhor forma de comunicar eficazmente.”

Eunice Liu

Para conhecer mais, é possível acessar a página com as peças gráficas produzidas ou a do projeto geral da ONU.

Alexandre Azevedo Perich

Alexandre Azevedo Perich

Aluno do curso Bacharelado em Comunicação Organizacional na UTFPR. Estagiário de comunicação e marketing do campus Curitiba da UTFPR e Fotógrafo desde 2013.