1 Ano de Olhar Solidário, conheça o aplicativo NÓS

Neste dia 30/03 (terça-feira), o aplicativo NÓS (Nosso Olhar Solidário), completou 1 ano de lançamento. Apresentado em 2020, o aplicativo tem a premissa de conectar voluntários e instituições para realização de doações e ações neste período de pandemia da COVID-19.

O projeto foi desenvolvido sob coordenação das docentes Simone Crocetti, do Departamento Acadêmico de Eletrônica (DAELN), e Eunice Liu, do Departamento Acadêmico de Desenho Industrial (DADIN). Contando com a participação de estudantes da UTFPR e da Universidade Federal do Paraná (UFPR), totalizando 46 voluntários que já se envolveram com o projeto.

E como funciona o aplicativo? De maneira resumida, são cadastradas entidades e ações de Curitiba e Região Metropolitana (RMC), para receberem doações de pessoas físicas e instituições. Entre seus públicos, o app abrange, por meio destas ações, famílias, crianças e jovens, idosos, pessoas em tratamento de saúde e pessoas com deficiência. Esse olhar solidário, proposto pelo projeto, fortalece os laços entre uma sociedade distanciada pela pandemia.

Interface do app

De acordo com a professora Simone Crocetti, durante o processo de implantação, a equipe desenvolvedora se deparou com alguns desafios. O primeiro deles aconteceu quando o app foi recusado pela Play Store. Somente após um mês e a apresentação de uma carta de apoio da direção da UTFPR, o aplicativo foi disponibilizado na loja.

O segundo desafio, além da produção técnica (design e programação), foi a necessidade da ampla divulgação do projeto. Isso só foi possível por meio de equipes que coordenaram e estruturaram as ações e atividades para a sociedade ter ciência das possibilidades da iniciativa.

O terceiro desafio apontado foi quanto às restrições, sejam de distância (por conta da pandemia), restrições inerentes a estar dentro de uma universidade pública, falta de conhecimento técnicos específicos (posteriormente complementados com capacitações na área de programação e design) e por fim, financeira.

“O importante é que nenhuma dessas restrições ou desafios nos parou. No micro a gente até tem uma impressão de que no dia não evoluiu muito, mas quando olha para o ano inteiro, quanta coisa foi feita! Então que venham mais desafios e restrições, que vamos continuar com nosso projeto.”

Nesse 1 ano, seu alcance continua crescendo, conectando através das redes e fortalecendo um um laço de olhar solidário na sociedade. Em vídeo feito por voluntários do “NÓS”, é apontado o que mais admiram no projeto:

“O que mais admiro no projeto é a dedicação e o comprometimento da equipe em prospectar instituições honestas e facilitar a ligação entre quem quer ajudar e quem precisa de ajuda” – Marina Roman

“São mais de 40 pessoas diárias completamente diferentes, com seus cursos, faculdades, atuações diferentes, juntas, no meio de uma pandemia trabalhando à distância sem nunca terem se conhecido, em prol de um bem comum, que é ajudar o maior número de pessoas a receberem suas doações e serviços voluntários. São mais de 180 mil pessoas que podem ser impactadas pelo aplicativo.” – Karen Ribeiro

Roman comenta que extensão é um dos pilares mais fortes em uma universidade. Além disso, auxilia na formação do profissional,  tornando-o mais responsável socialmente, retribuindo à sociedade por meio desses projetos e ações.

Até o momento o “NÓS” já participou de 3 editais da UTFPR; possui mais de 120 instituições cadastradas no app; mais de 500 downloads na Play Store e App Store; Ganhou o 4º Lugar no Hackathon de Projetos Sociais PMI Paraná; e contando com 15 parceiros.

Uma das expectativas para esse ano, é o lançamento de um web app, para doadores e instituições, e também uma versão do aplicativo exclusiva para instituições.

Atualmente, o projeto procura professores para coordenar equipes de programação e marketing. Para participar deste incrível projeto de extensão, basta demonstrar interesse entrando em contato via Facebook, Instagram, formulário ou através de algum membro do projeto. O app está disponível para download via Play Store e App Store.

Alexandre Azevedo Perich

Aluno do curso Bacharelado em Comunicação Organizacional na UTFPR. Estagiário de comunicação e marketing do campus Curitiba da UTFPR e Fotógrafo desde 2013.