Tutoriais tecnológicos: uma produção de estudantes do campus Curitiba para a comunidade

“Tutoriais tecnológicos” é uma nova plataforma criada com o objetivo de auxiliar os docentes da rede pública de ensino, disponibilizando tutoriais em formato PDF de ferramentas de tecnologias digitais. O projeto foi idealizado por Gustavo Nishida, professor do Departamento Acadêmico de Linguagem e Comunicação (DALIC), e produzido por estudantes do curso de Licenciatura em Letras Português da UTFPR.

A produção aconteceu de forma remota com a disciplina “Projeto Integrador Tecnologia e Trabalho Docente”, uma Atividade Didática Não Presencial (ADNP) ministrada por Gustavo. Segundo o professor, os estudantes primeiro escolheram as ferramentas que gostariam de produzir sobre, para posteriormente serem desenvolvidos os tutoriais ao longo do semestre.

De acordo com Nishida, o objetivo da disciplina é discutir e refletir o papel da tecnologia no ensino do professor. Essa reflexão acaba indo ao encontro com o contexto atual de pandemia, no qual se faz necessária a aproximação com o meio digital. “Se antes a gente pensava em como levar a tecnologia até a sala de aula, agora a tecnologia é a sala de aula”.

E foi a partir deste contexto que veio a demanda de criar tutoriais para auxiliar professores que pudessem encontrar potenciais dificuldades em acessar essas ferramentas tecnológicas para o ensino, criando um banco de tutoriais de acesso público.

Foram produzidos no total nove tutoriais, que são das ferramentas: Canva (feito por Shinja Córdoba Matos e Gabriel Macena Araujo); Discord (feito por Amanda Souza de Oliveira e Stephanie Michelon Gularte); Edmodo (feito por Anelise Cristine Krupzak de Souza); Google Meet (por Camila Eduarda Perez Kozarewicz e Lucas Welington Hilbert); Google Slides (por Rayla dos Santos Lima); Kahoot (por Letícia Batista Ribas e Leticia Beluci Barbosa); Prezi (por Regiane Lara Holowka); Telegram (por Anderson Germano Coelho e Lívia Cabral de Oliveira); e Zoom (por Ana Bruna Nunes de Almeida).

O professor ainda reforça a importância da universidade pública, que tem o papel fundamental de centralizar esses conhecimentos de forma segura e confiável para o acesso do docente de ensino público:

“O mais importante desse trabalho é que a universidade, principalmente a universidade (…) pública, ela (…) é um lugar onde os professores da rede de ensino têm que saber que estamos aqui para ajudar, somos parceiros do ensino. O trabalho dos alunos foi no sentido de auxiliar os professores a acessar essas ferramentas de forma gratuita e com qualidade de conteúdo…”

Gustavo Nishida

Todos os tutoriais estão disponíveis para download de forma gratuita para uso e distribuição não comerciais no site Tutoriais Tecnológicos, também é possível entrar em contato com os organizadores para relatar suas experiências e impressões através do e-mail tutoriaistecnologicosutfpr@gmail.com.

ALEXANDRE AZEVEDO PERICH

Aluno do curso Bacharelado em Comunicação Organizacional na UTFPR. Assessor de comunicação e marketing do campus Curitiba da UTFPR e Fotógrafo desde 2013.