Tese de doutorando do CPGEI recebe menção honrosa do Prêmio Capes

O Prêmio Capes de Tese 2020 gratifica as 49 melhores teses apresentadas no ano de 2019 com base nas categorias de conhecimento reconhecidas pela Capes. Este ano foram 1.421 inscritos dos quais, além dos vencedores, apenas 94 obtiveram uma menção honrosa; entre eles, a tese “Aplicações de Sensores a Fibra Óptica Integrados em Materiais Compósitos” do José Rodolfo Galvão, estudante do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial (CPGEI) do campus Curitiba da UTFPR.

Segundo Cícero Martelli, professor do CPGEI e orientador do José Rodolfo Galvão, “a menção honrosa é dada aos trabalhos que têm potencial para serem vencedores, mas por algum detalhe, não foram escolhidos”, e esclarece que pode ser entendido como um segundo lugar, mesmo que hajam até duas teses empatadas em segundo lugar.

Este é o segundo ano em que um estudante do CPGEI é escolhido para representar a UTFPR no prêmio.

Cícero explica que o trabalho realizado pelo José Rodolfo consiste na integração de sensores a fibras ópticas com materiais compósitos e sua aplicação, em especial, no desenvolvimento de próteses inteligentes. Estas próteses têm o potencial de perceber e quantificar estímulos térmicos e mecânicos e, assim, são um elo importante para trazer sensibilidade dessas partes biônicas aos usuários amputados.

“Esse prêmio é de toda a UTFPR; nós, orientadores, somos frutos da casa, o estudante também é fruto da casa; o trabalho foi 100% desenvolvido da UTFPR. Na minha modesta opinião, isto mostra como nossa instituição evoluiu ao longo destes mais de 100 anos de história e hoje começa a dar sinais bem claros de autonomia científica”, declarou Martelli. Ele ainda diz que, como professor, a vitória individual de cada estudante é uma realização, é saber que o método de ensino está sendo adequado: “é ter a certeza de que nossos métodos podem estar corretos. Nem sempre é fácil trazer novos conceitos e formas de ensinar, delegando, principalmente, ao estudante a responsabilidade de ser líder de sua própria vida.”

Sentindo-se honrado, Cícero afirma que “temos um orgulho imenso em fazer parte da comunidade da UTFPR há mais de 20 anos e que esperamos continuar contribuindo e elevando o nome da nossa universidade a patamares ainda maiores.”

Scheilla Godioso

Estudante do curso de Bacharelado em Comunicação Organizacional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e estagiária da Assessoria de Comunicação e Marketing (ASCOM) do campus Curitiba da UTFPR.