Sede do Centro Internacional de Pesquisas em Patrimônio Cultural será inaugurada ao longo de Agosto

Será inaugurada em meados de agosto, com data ainda a se confirmar, a sede do Centro Internacional de Pesquisas em Patrimônio Cultural, resultado da parceria do campus Curitiba da UTFPR com a Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e École de Chaillot, Paris. O Centro ficará localizado no coração do Largo da Ordem, no endereço Rua Dr. Kellers, nº 63, esquina com a Alameda Dr. Muricy.

O Centro Internacional de Pesquisas em Patrimônio Cultural é a Casa Bege à direita na foto.

Esta parceria foi firmada no final de 2019, dia 09/12, com um acordo de cooperação técnica entre as três instituições, com a assinatura de Rafael Greca, atual prefeito de Curitiba e Marcos Schiefler, atual diretor geral do campus Curitiba da UTFPR. A criação deste centro de pesquisa tem como objetivo o desenvolvimento dos estudos sobre as edificações históricas de Curitiba, em parceria com projeto Rosto da Cidade (Prefeitura de Curitiba), e também o desenvolvimento de ações informativas aos turistas sobre os patrimônios da cidade e visitas guiadas por estes.

Foto feita por Pedro Ribas (SMSC)

O grupo de pesquisas “Arquivo”, da UTFPR, foi um dos motivadores para a criação do centro de pesquisas, segundo a Giceli Portela, professora do Departamento Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo (DEAAU) do campus Curitiba, a importância deste centro e do projeto se da na contribuição da Universidade Pública para a sociedade, incentivando as pessoas a se tornarem agentes de preservação dos Patrimônios e Cultura da cidade.

Os alunos da UTFPR batem de porta em porta em busca de informações do imóvel para depois compartilhar com todos, e assim tornam-se agentes educadores, convocam os moradores a valorizar seus imóveis, pois a preservação é ato cultural, deve ser semeada com dedicação e o centro da cidade é o lugar da história, que devemos trabalhar para ajudar na sua preservação. Dos grandes monumentos às residências mais simples.

Giceli Portela (DEAAU)

A coordenação do centro está em cargo da FCC em parceria da UTFPR, a colaboração da instituição École de Chaillot (França) mostra como forma de validação a força deste belo projeto.

ALEXANDRE AZEVEDO PERICH

Aluno do curso Bacharelado em Comunicação Organizacional na UTFPR. Assessor de comunicação do campus Curitiba da UTFPR e Fotógrafo desde 2013.