Projeto de extensão do campus Curitiba realiza evento que tem como objetivo promover o justo reconhecimento e inclusão social de catadores de materiais recicláveis

Acontece, na próxima sexta-feira (23), a partir das 14h e 30 minutos, o evento Os Catadores na Gestão de Resíduos Sólidos Recicláveis de Almirante Tamandaré. O evento é organizado pelo projeto de extensão Atentar-se à exclusão para contribuir com a inclusão, coordenado por Stella Maris da Cruz Bezerra, professora do Departamento Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo (DEAAU), e será transmitido ao vivo pelo Youtube.

O projeto, que acontece desde 2015, tem como objetivo desenvolver o diálogo entre a comunidade acadêmica e organizações dos demais setores da sociedade civil, a fim de propor soluções e possibilidades para a valorização do trabalho de catadores de materiais recicláveis no município de Almirante Tamandaré, envolvendo estudantes e professores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Comunicação Organizacional da UTFPR; estudantes de universidades estrangeiras (na Argentina e no Canadá); membros das associações de catadores Reciclar e Limpar e Ilha; a Organização Não Governamental Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo – CEFURIA; o Ministério Público do Paraná (MPPR) e a Prefeitura Municipal de Almirante Tamandaré (PMAT).

Entre as ações já desenvolvidas pelos extensionistas, estão os treinamentos sobre segurança ocupacional com os catadores de materiais recicláveis, o pré-projeto arquitetônico para a reforma do barracão da Associação Ilha, a participação no desenvolvimento dos Termos de Colaboração entre a PMAT e as associações de catadores do município e a produção do documentário ILHA: Existir e Resistir, que terá sua pré-estreia realizada no evento de sexta.

O evento será organizado pelos estudantes da disciplina optativa “Práticas de Extensão Universitária”, que também vieram a fazer parte do projeto de extensão, e, de acordo com Stella Maris, que ministra a disciplina: “A turma está super animada, e eu também, é claro, para este evento. A intenção central é dar visibilidade ao importante trabalho realizado pelos catadores de materiais recicláveis, para promover o justo reconhecimento e inclusão social destes trabalhadores.”.

Clicando aqui, você será direcionado para a página da transmissão do evento no Youtube.

Francisco Camolezi

Aluno do curso Bacharelado em Comunicação Organizacional na UTFPR. Assessor de imprensa no campus Curitiba da UTFPR.