Professores do DAELN participam em projeto de produção de Ventiladores de Baixo Custo junto ao INESC P&D Brasil

O projeto, com nome de FASTEN Vita Pneuma, teve início no mês de março, com o surgimentos de casos do COVID-19, e começou a ser desenvolvido a partir do convite do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência de Portugal (INESC TEC) ao Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores de Pesquisa e Produção do Brasil (INESC P&D Brasil) para reunir universidades para a produção de um ventilador mecânico de baixo custo.

Segundo Hermes Irineu Del Monego, professor e pesquisador do Departamento Acadêmico de Eletrônica (DAELN) do campus Curitiba e coordenador do projeto na UTFPR, a ideia surgiu a partir da automação do ventilador mecânico. O médico ou enfermeiros precisavam fazer uma pressão  gerando a ventilação para o paciente mecanicamente;  e comenta ”o que fizemos foi uma automação mecânica, eletrônica e de software para que o equipamento seja regulado sem a necessidade da intervenção humana”.

Ventilador de Baixo Custo

Até o momento, o projeto já possui alguns exemplares construídos e em teste em hospitais de Porto Alegre (Rio Grande do Sul), Aracaju (Sergipe) e São Luís (Maranhão), e seus desenvolvedores aguardam a resposta da equipe médica para que então seja aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Por ser um equipamento de produção de baixo custo,é acessível de ser produzido em uma escala maior para hospitais, podendo atender a um número maior de pacientes que necessitam do equipamento; Del Monego também comenta sobre como são produzido esses respiradores:

“Enquanto um equipamento normal custa na casa de dezenas de milhares de reais, o nosso equipamento é produzido com eletrônica, mecânica de baixo custo, o que não quer dizer que seja de má qualidade, mas que deve ter por despesas de custo de setecentos a oitocentos reais de produção por exemplar.”

Também é possível de obter mais informações sobre o projeto e seus colaboradores pelo site do INESC P&D Brasil e também pelo vídeo explicativo que disponibilizaram na plataforma Youtube.

Reportagem de Alexandre Azevedo Perich (ASCOM – CT).

ALEXANDRE AZEVEDO PERICH

Aluno do curso Bacharelado em Comunicação Organizacional na UTFPR. Assessor de comunicação do campus Curitiba da UTFPR e Fotógrafo desde 2013.