Professores do campus Curitiba trabalham na produção de ventiladores pulmonares econômicos utilizados no tratamento da Covid-19

Desde o dia 22 de março de 2020, professores do campus Curitiba da UTFPR, em conjunto com professores de outros campi, do Instituto Federal do Paraná (IFPR) campus Campo Largo, vêm trabalhando no projeto Vent-U², que visa a produção de Ventiladores Pulmonares Eletrônicos de Baixo Custo (VPE-BC) utilizados no tratamento da Covid-19. Participam do projeto professores dos Departamentos Acadêmicos de Desenho Industrial (DADIN), Eletrônica (DAELN) e Mecânica (DAMEC) do campus Curitiba.

Os integrantes do DADIN ficaram responsáveis pelo design de produto dos ventiladores, desenvolvimento do UX Design (Experiência do Usuário) da IHM (Interface Homem-Máquina), identidade de marca e visual do projeto, assim como material de divulgação. Já os representantes do DAMEC se dividiram em duas frentes, técnica e administrativa: na parte técnica, os professores são responsáveis pelo projeto mecânico dos ventiladores, enquanto a parte administrativa atua no levantamento de recursos e investimentos para a produção. A operacionalização – disponibilização de materiais, protótipos e espaço para montagem – do Vent-U² ficou sob responsabilidade dos professores do DAELN.

Estima-se que o valor de produção de cada ventilador seja entre cinco mil a dez mil reais, enquanto os ventiladores utilizados pelas instituições de saúde custam entre 60 mil e 120 mil reais. Ainda, as peças utilizadas pelo Vent-U² são mais facilmente encontradas em relação às peças dos ventiladores convencionais.

Na imagem, é possível conferir todas as organizações que auxiliam no desenvolvimento do Vent-U².

Para mais informações, acesse a aba de detalhes do projeto Vent-U² clicando aqui, ou, sua página no instagram.

Francisco Camolezi

Aluno do curso Bacharelado em Comunicação Organizacional na UTFPR. Assessor de imprensa no campus Curitiba da UTFPR.