PPGFA tem projeto aprovado no supercomputador Santos Dumont

O Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia (PPGFA) do campus Curitiba da UTFPR teve o Projeto de Astrofísica aprovado no supercomputador Santos Dumont, localizado no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), em Petrópolis, no Rio de Janeiro.

“O Santos Dumont é um recurso computacional, uma infraestrutura que existe e que pode ser usada, a princípio, por todos os pesquisadores do Brasil que precisam desse tipo de recurso”, relata Rubens Eduardo Garcia Machado, coordenador do projeto e professor do Departamento Acadêmico de Física (DAFIS). Ele continua: “a utilidade de ter esse supercomputador é que ele tem um enorme número de processadores, ou seja, se a gente fosse calcular as operações que a gente precisa calcular em computadores comuns, levaria muito tempo; com o Santos Dumont, o cálculo termina em poucos dias.”

O projeto intitulado “Simulações de Dinâmica Galáctica e Aglomerados de Galáxias” aborda os assuntos teóricos trabalhados no grupo de pesquisa extragaláctico, que são simulações de galáxias e de aglomerado de galáxias, conhecido como “extragaláctica”, que é o estudo de outras galáxias.

Para Rubens a aprovação do projeto no Santos Dumont ajuda a prosperar os projetos de pesquisa do recente PPGFA. “O PPGFA começou no segundo semestre de 2016; é um programa relativamente jovem, então está no momento de consolidar os grupos de pesquisa; estabelecer esse tipo de projeto vai ajudar bastante no avanço da pós-graduação dos estudantes dessa área.”

Para saber mais, acesse o site do Santos Dumont.

Foto: O Globo

Reportagem de Scheilla Godioso (ASCOM – CT).

Scheilla Godioso

Estudante do curso de Bacharelado em Comunicação Organizacional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e estagiária da Assessoria de Comunicação e Marketing (ASCOM) do campus Curitiba da UTFPR.