Para quando voltarmos…

Editorial

Planejamento para o retorno das ATIVIDADES PÓS-PANDEMIA

Ontem (22) pela manhã realizamos, no âmbito da diretoria-geral do Campus Curitiba, nossa terceira reunião para tratar do planejamento das ações necessárias com vistas à preparação para o retorno futuro das atividades acadêmicas e administrativas, no âmbito da operacionalização nas três sedes do campus, uma vez passado este período de quarentena. Contamos com grupos de trabalho em cada área de atuação específica. O foco inicial é nas mudanças significativas que serão necessárias em atividades com aglomeração de pessoas, além dos cuidados necessários para evitar a disseminação do vírus.

Estamos preparando um mapa inicial de ações que será apresentado ao Conselho do Campus, ao Fórum de Chefes e às lideranças nos departamentos de todas as diretorias de área, para o aprimoramento das tarefas e providências necessárias. Em seguida, a proposta será colocada para apreciação e validação por toda a comunidade acadêmica.

É importante ressaltar que se trata de questões operacionais diretas, de planejamento do dia a dia, de logística, de layout, de definição de atribuições, de estratégias de comunicação, que estarão alinhadas e adequadas às diretrizes institucionais emanadas pela Reitoria, destinadas aos treze campi do Sistema UTFPR.

Alguns colegas diretores-gerais estão fazendo o mesmo nos nossos campi-irmãos, considerando as reais necessidades de cada um, sempre lembrando que a UTFPR é uma só, e a força de sua unidade está justamente no somatório de suas espeficidades históricas e regionais. A junção das sugestões locais, que por certo surgirão, fará com que possamos seguir no caminho correto em todos os campi da Instituição, onde as atividades-fim da universidade acontecem.

Em Curitiba, formamos uma comunidade de mais de 10 mil pessoas, entre estudantes, servidores técnico-administrativos e docentes, com atividades distribuídas em três sedes diferentes (Centro, CC/Ecoville e CIC/Neoville) e com singularidades. Entendemos, em decorrência disso, que é importante nos anteciparmos na discussão e definição dessas ações, pois muitas providências deverão ser tomadas, em um curto espaço de tempo, com o menor índice de erro possível, uma vez definido o retorno. Temos que estar preparados!

Não sabemos o quão longo será o período de transição e temos a responsabilidade e atribuição de promover este planejamento. Adicionalmente, estamos acompanhando os movimentos mundiais de retomada às atividades pós-pandemia da COVID-19, nos diferentes países, prestando atenção nas experiências e ensinamentos disponibilizados.

Agradecemos imensamente por toda e qualquer contribuição que venhamos a receber nesta tarefa. Temos a convicção de que logo venceremos este enorme desafio! Se por um lado passaremos a viver uma realidade diferente, por outro estaremos mais fortes para enfrentá-la!

Cuidem-se e cuidem dos outros.

Um abraço,

Marcos Schiefler

Diretor-Geral – Campus Curitiba da UTFPR

Marcos Flavio de Oliveira Schiefler Filho

Marcos Flavio de Oliveira Schiefler Filho

Diretor do campus Curitiba da UTFPR.