Núcleo de Design de Animação lança desafio relacionado à Covid-19 para a comunidade

Inspirados no curta “25 maneiras de parar de fumar”, de Bill Plympton, desenhista, ilustrador e animador norte-americano, o Núcleo de Design de Animação da UTFPR, do campus Curitiba, lança o seguinte desafio: “Desenvolva animações, ilustrações ou fotografias propondo maneiras de se proteger contra o COVID-19”. A ideia surgiu por meio de sugestões entre os próprios participantes do grupo, que se encontram semanalmente, por meio de plataformas online, para debater e analisar artistas e artes do universo da animação.

Apesar da proposta do Núcleo de Design de Animação ser a própria animação, o desafio também recebe demais modalidades de ilustrações não animadas, como charges e HQs. De acordo com Elisangela Lobo Schirigatti, professora do Departamento Acadêmico de Desenho Industrial (DADIN) do campus Curitiba e coordenadora do projeto, “o processo produtivo da animação envolve várias etapas. Character design, props design, cenário… além da própria animação em si. Então, a pessoa que quer ou atua na área pode saber desenhar muito bem, mas não sabe animar ainda poderá participar do desafio”.

As inscrições poderão ser realizadas até o dia 31 de maio, por meio de formulário online. Todas as quintas-feiras, às 14h, são realizados encontros do Núcleo abertos à comunidade externa; para participar, acesse o grupo do projeto no Facebook.

Francisco Camolezi

Francisco Camolezi

Aluno do curso Bacharelado em Comunicação Organizacional na UTFPR. Assessor de imprensa no campus Curitiba da UTFPR.