Movimento Curitiba Pela Ciência, projeto que vem em resposta à desinformação de forma acessível e direta

Idealizado por Luciana Müller, Mestre egressa do campus Curitiba da UTFPR em Engenharia Civil, Jéssika Ilkiv, Doutoranda em Fisiologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e Mirelly Lacerda, estudante de Engenharia Ambiental da UFPR, o projeto Movimento Curitiba Pela Ciência tem como objetivo melhorar a comunicação da ciência com a sociedade.

Müller explica que o projeto surgiu através de uma reunião em que ela protagonizou em abril, contando com cientistas e empreendedores, em que nasceram as perguntas “Como melhorar a área da comunicação da ciência com a população de Curitiba? Como a população pode ter mais contato com os resultados da ciência? Como a população pode avançar no letramento científico? Como a população pode acessar mais informação sobre ciência e seus impactos? Como desenvolver essa cultura de ciência?”, e, em busca de uma resposta a elas foi criado o “Movimento Curitiba Pela Ciência”.

Dentro deste movimento, como uma de suas primeiras ações, surgiu a Websérie “Ciência para Você”, que irá explorar a história de cientistas e pesquisadores curitibanos, mostrando com exemplos simples de como a ciência é presente e importante no nosso dia a dia, também como forma de melhorar nossas vidas.

Müller então comenta:

Entendo que precisamos nos despir de qualquer senso de superioridade. Que precisamos nos colocar frente a frente com as pessoas comuns, e explicar com palavras acessíveis, o que fazemos por elas.

Segundo a entrevistada, serão abordados temas de ciência em geral, desde as engenharias às ciências sociais, sendo essa uma pauta importante, principalmente com a desvalorização da ciência atualmente – “Precisamos legitimar e dar visibilidade para a pauta da ciência, sobretudo neste ano eleitoral, pois é o conhecimento que vai tirar nosso país da crise.”

A Websérie irá exibir um episódio por semana, com previsão de divulgar o trabalho de, ao menos 20 pesquisadores; até o momento já foram gravados cinco episódios. Também está contando com três professores da UTFPR, sendo esses: Giuseppe Pitaúde, Diretor da Pós-Graduação Stricto Sensu e docente no Departamento Acadêmico de Mecânica (DAMEC), Marcela Mohallem, professora no Departamento Acadêmico de Química & Biologia (DAQBI), e Frederick Van Amstel, professor no Departamento Acadêmico de Desenho Industrial (DADIN).

É possível encontrar mais detalhes sobre o projeto em sua página e grupo do facebook, pelo instagram ou também via e-mail: curitibapelaciencia@gmail.com. Em seu Youtube já está disponível o primeiro episódio do “Ciência para Você”, em que o entrevistado é o professor Amstel; ele conta sobre sua história e também sobre o tema “Design de Serviços Públicos”.

Reportagem de Alexandre Azevedo Perich (ASCOM – CT).

ALEXANDRE AZEVEDO PERICH

Aluno do curso Bacharelado em Comunicação Organizacional na UTFPR. Assessor de comunicação do campus Curitiba da UTFPR e Fotógrafo desde 2013.