Incubadora de Inovações do campus Curitiba faz parceria com SEBRAE

A Incubadora de Inovações da UTFPR do campus Curitiba (IuT-CT) estabelece parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), regional Paraná, para implementação do modelo CERNE 2. CERNE é um modelo de atuação para incubadoras brasileiras, desenvolvido pelo próprio SEBRAE nacional e pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). A IuT já havia recebido a CERNE 1 em 2019, após rigoroso processo de avaliação, e agora pode acessar os recursos técnicos e financeiros do SEBRAE para implantar e certificar o modelo CERNE 2.

A parceria se estabelece a partir de um edital do SEBRAE ao qual a IuT-CT concorreu e foi aprovada. De acordo com as informações de Maria Lúcia de Meza, professora e Coordenadora da IuT-CT, o desenvolvimento do projeto por este edital terá duração de dois anos (que pode ser estendida para quatro) e contará com um orçamento apoiado pelo SEBRAE de R$100.000,00. Com esta certificação, a IuT passa a ter um atestado de práticas valiosas para o mercado e a academia, o que confere acesso a novas fontes de recurso, bem como prestígio para a Incubadora e o campus, o que se estende às empresas egressas do seu programa. O CERNE 1 credita à incubadora capacidade para prospectar e selecionar boas ideias e transformá-las em negócios inovadores bem sucedidos, de forma sistemática e cíclica. Já o CERNE 2 certifica que a incubadora é gerenciada estrategicamente de forma eficiente, focando em resultados.

“É de se destacar a importância do papel do Sebrae regional por fomentar a capacitação das incubadoras ou aceleradores paranaenses na implantação e certificação do modelo CERNE e, por conseguinte, elevar os resultados e contribuir de maneira mais efetiva com as conexões do ecossistema. Esses ambientes precisarão buscar formas de profissionalizar sua gestão e garantir recursos e relevância dos seus negócios” – explica Maria Lúcia. Atualmente, a Incubadora do campus Curitiba está sediada na sede Neoville e constantemente lança editais, às vezes abertos a toda a comunidade – fique de olho na oportunidade do seu negócio receber um incentivo incomparável no mercado!

Da esquerda para a direita: Aloísio Aleixo Pereira Cerqueira, do SEBRAE; Maico Ornelas e Maria Lúcia de Meza, da Incubadora UTFPR.