Grupo de Pesquisa Narrativas Interativas Híbridas da UTFPR se reúne hoje (11)

Às 13h de hoje (11/03), na sala C-201, ocorrerá o primeiro encontro do Grupo Narrativas Visuais da UTFPR. Na ocasião, serão discutidos os desafios e as atividades desenvolvidas pelo projeto no semestre. O grupo, registrado no CNPq desde 2015, é composto majoritariamente por estudantes e docentes do Departamento Acadêmico de Desenho Industrial da UTFPR (DADIN), apesar de estar aberto para extensionistas da comunidade interna e externa à UTFPR, sem necessidade de processo seletivo para ingresso. De acordo com Elisangela Lobo Schirigatti, líder do Grupo de Pesquisa de Narrativas Interativas Híbridas, os estudos e pesquisas desenvolvidos pelo grupo envolvem diversas áreas, como fotografia, animação, audiovisual e artes cênicas.

Por meio do Núcleo de Pesquisa Tecnológica e Iniciação Científica (NuPeTIC), é possível que os alunos interessados desenvolvam projetos de Iniciação à Pesquisa (IP) e Iniciação Científica (IC) no Grupo. Para a IC, os alunos devem ser selecionados por edital da instituição, assim como corresponder à algumas exigências, por exemplo: estar matriculado em um dos cursos de graduação ou pós-graduação da UTFPR, em especial do DADIN e ter o Coeficiente de Rendimento acima de 0,7. Mais informações estão disponíveis na aba do NuPeTIC, no site do DADIN.

Atualmente, quatro projetos de Iniciação Científica estão sendo desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa Narrativas Híbridas da UTFPR, sendo elas: “O ensino da animação no Brasil e no mundo e a produção científica e técnica na área”, de Heloísa Manchenho Ruthes; Possibilidades comerciais no mercado da animação interno e externo, iniciativas e fomentos”, de Georgia Jahnke Galvão; “Caminhos históricos da produção da animação brasileira”, de Laise Abrão Bittencourt e “Conceitos, técnicas, processos, profissionais e as competências necessárias para atuar na área de animação”, de Gabriela Regiane Miranda Costa. Todas as pesquisas supracitadas abordam a temática do design e animação e são orientadas por Elisangela Lobo Schirigatti.

Reportagem de Francisco Camolezi (ASCOM – CT)