Grupo de pesquisa do campus Curitiba organiza projeto para discutir comunicação pública e política no Youtube

Organizado pelo Grupo de Pesquisa Discurso, Comunicação e Democracia (Discord), coordenado por Edna Miola, professora do Departamento Acadêmico de Linguagem e Comunicação (DALIC), Isabele Mitozo, professora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e Camila Mont’Alverne, pesquisadora no Instituto Sivis, o projeto “Diz, mulher!: Diálogos em Comunicação e Política” se propõe a debater temáticas relacionadas a comunicação no âmbito do Estado por meio de lives no Youtube. As transmissões acontecem quinzenalmente, nas quintas-feiras, às 19:30h, desde o dia 14 de maio, quando o “episódio piloto” foi lançado, até o final do ano. No episódio em questão, que já conta com mais de 500 visualizações no Youtube, foram discutidas as campanhas de saúde no contexto da pandemia. Na ocasião, participaram do debate Pâmela Pinto, pós-doutoranda do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro,em Portugal, Edna Miola e Isabele Mitozo, que ficou responsável mediação.

A próxima live acontecerá hoje (11), às 19:30, e o tema será: “Jornalismo Regional: é possível sobreviver à pandemia?”. Participarão do debate Camilla Tavares, doutora em comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e professora na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Valquíria John, doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e contará com a mediação de Edna Miola.

De acordo com Isabele Mitozo, a motivação para o desenvolvimento do projeto surge com base nas observações das próprias organizadoras a respeito da defasagem na representação da mulher em espaços de destaque da academia, apesar de maioria nos eventos e grupos de trabalho na área de Comunicação e Política.

Para acessar o canal do Discord no Youtube, onde acontecem as transmissões do “Diz, Mulher!”, clique aqui.

Francisco Camolezi

Aluno do curso Bacharelado em Comunicação Organizacional na UTFPR. Assessor de imprensa no campus Curitiba da UTFPR.