Estudantes do curso de Comunicação Organizacional fazem cartazes sobre Pessoas pretas e discursos de Negritude

A proposta, feita por um estudante do Curso de Comunicação Organizacional (COMORG) do campus Curitiba da UTFPR, para uma pesquisa na revista Manchete, da aula de História da Comunicação, foi de “entendermos se há expressões racistas ou de que forma a revista apresentava as questões sobre o negro logo após a Constituição de 1988”. Após debate, na aula remota, definiram aceitar a proposta e ampliar, inserindo também as fotos de pessoas pretas publicadas na Manchete em 1989 e 1990 (o período de dois anos se deu pela divisão de grupos).

Assim, utilizando o link do repositório da revista que circulou entre 1952 e 2000, com tiragem nacional, os estudantes reuniram o material e criaram cartazes. A ideia é disponibilizar esse material para pesquisas, informação ou, mesmo, como atualização de um momento nostálgico, nos espaços de divulgação do campus (ou, “quando voltarmos”, para exposição na UTFPR e na Biblioteca Pública).

Aproveitando esta data (20.11) de Consciência Negra, o e-campus disponibiliza aqui os cartazes, com a recomendação da turma: podem divulgar à vontade!

Redação da nota de Maurini Souza.