Estudantes do campus Curitiba estão entre os finalistas na competição NASA Space Apps Covid-19 Challenge

Nos dias 30 e 31 de maio, ocorreu o nono hackathon anual da NASA Space Apps Challenge. Na ocasião, 15000 participantes do mundo todo se reuniram para explorar dados abertos da organização para trabalhar na solução de desafios intensificados pela pandemia do coronavírus.

Foram selecionados 40 projetos inscritos no hackathon internacional entre os finalistas, e entre eles, o Gyro 4Food, desenvolvido por estudantes dos Programas de Pós-Graduação do campus Curitiba em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA), Sustentabilidade Ambiental Urbana (PPGSAU), Engenharia mecânica e de materiais (PPGEM-CT) e por Cássia Ugaya, professora do Departamento Acadêmico de Mecânica (DAMEC). Ainda, o projeto conta com a participação de estudantes da Universidade Federal do Paraná, dos cursos de Design e Sistemas de Informação.

Inspirado na horta pessoal da professora Cássia, o aplicativo se apropria dos dados abertos disponibilizados pela NASA e da localização do usuário para ensiná-lo a plantar a própria comida. Para mais informações, clique aqui.

Entre os 40 projetos finalistas, seis serão selecionados pela comissão da NASA para receberem o título de vencedores do desafio, e ainda receberão um prêmio: a possibilidade de acompanhar o lançamento do próximo foguete da NASA no próximo ano.

Francisco Camolezi

Aluno do curso Bacharelado em Comunicação Organizacional na UTFPR. Assessor de imprensa no campus Curitiba da UTFPR.