Desafios do mundo virtual e apoio ao PET-PP do campus Curitiba

Em seu livro sobre Cibercultura, Francisco Rüdiger declara que o mundo na Internet não seria melhor do que o chamado “real”, mas que levaríamos para lá nossos problemas. Nestes tempos de pandemia, quando migrarmos para o mundo virtual deixou de ser uma opção e tornou condição de sobrevivência, vivenciamos das possibilidades desse universo, com reuniões, eventos e aulas remotas que demonstraram a capacidade da nossa comunidade acadêmica em vencer desafios e superar expectativas em qualidade e quantidade de trabalho realizado.

Nesta semana, porém, entendemos na prática a declaração de Rüdiger, quando, em um evento com a participação, inclusive, de convidados externos do grupo PET-PP (Programa de Educação Tutorial em Políticas Públicas) da UTFPR, coordenado por Antonio Gonçalves de Oliveira, professor do Departamento de Gestão e Economia (DAGEE) do campus Curitiba, foi invadido por Hackers, com ameaças aos que participavam e conteúdo ofensivo. Como diretor-geral do campus e juntamente com toda a diretoria, colocamo-nos ao lado de todos os envolvidos no evento, repudiando o ato criminoso e utilizando todas as condições de que dispomos para buscar, junto à Reitoria da instituição e aos órgãos competentes, informações para ampliarmos ainda mais a segurança em nossas transmissões.

Sabemos que estamos tratando de um problema internacional; essas pessoas têm invadido as redes mais seguras do planeta; em contrapartida, com ciência e tecnologia produzidas em universidades como a nossa – e na nossa, já que a UTFPR é marco na produção de conhecimento neste país – temos nos tornado mais seguros e conseguido, neste caminhar, superar tais criminosos e seguir adiante.

Porque é premente que acreditemos que o trabalho sério, comprometido com a sociedade e para a construção de um mundo melhor vai prevalecer aos que buscam destruição e desgraça. Conhecemos e destacamos o trabalho do PET-PP e de todos os grupos PET do campus Curitiba e da UTFPR, garantindo que tal atitude em nada desonra o nosso programa, mas que nos leva a uma união ainda maior, por meio da solidariedade e do apoio no que for necessário.

Marcos Schiefler Filho e equipe gestora do campus Curitiba da UTFPR

Marcos Flavio de Oliveira Schiefler Filho

Marcos Flavio de Oliveira Schiefler Filho

Diretor do campus Curitiba da UTFPR.