DEAAU inaugura a Escola do Patrimônio junto com a Prefeitura Municipal de Curitiba

No dia 13 de agosto, o Projeto Arquivo, do Departamento Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo (DEAAU) do campus Curitiba da UTFPR inaugurou a Escola do Patrimônio & Liceu de Artes, juntamente com a Fundação Cultural (FCC), por meio da Prefeitura Municipal.
O Projeto Arquivo nasceu em 2019, dez anos após o projeto de extensão Arquivo Arquitetura, e tem como objetivo a preservação do patrimônio cultural local, além de cursos para a capacitação na área do restauro patrimonial.
“Nós, da UTFPR, subsidiaremos, tecnicamente, todas as ações educativas deste centro de pesquisas, que irá alavancar as capacitações e melhorias na formação de profissionais ligados ao Patrimônio Histórico, como por exemplo os arquitetos”, declarou Giceli Portela, professora do DEAAU responsável pelo Projeto Arquivo. Ela continua: “Acho importante salientar que é uma maneira da universidade estar presente, reforçando nossa missão de atender a sociedade, neste caso, através da educação patrimonial, objeto principal do Projeto Arquivo”.
Giceli também destacou sua experiência pessoal com o projeto: “Já realizei muitos projetos e obras no Brasil, pois estou há 25 anos trabalhando com isso; acho que encontrei, através da educação, a oportunidade de continuar a preservar o Patrimônio Histórico dentro da UTFPR. Eu apenas sigo junto com meus alunos, que são extremamente interessados e muito empenhados em levar longe este projeto, e tendo a cidade de Curitiba como nosso laboratório.”
A Escola do Patrimônio fica na esquina das ruas Kellers e Dr. Muricy, na Praça Garibaldi, no bairro São Francisco.

Fotos: Ricardo Marajó/SMCS e outros.

Para saber mais, acesse a matéria feita pela Prefeitura Municipal de Curitiba e o site do Arquivo Arquitetura.

Scheilla Godioso

Estudante do curso de Bacharelado em Comunicação Organizacional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e estagiária da Assessoria de Comunicação e Marketing (ASCOM) do campus Curitiba da UTFPR.