DEAAU cria mapa para ajudar possíveis doadores a encontrarem comunidades que precisam de ajuda

O “Mapa da Solidariedade” é uma ação de extensão criada pela equipe de Simone Aparecida Polli, professora do Departamento Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo (DEAAU) do campus Curitiba da UTFPR, que tem como objetivo fazer uma ponte entre possíveis doadores e instituições.
Atendendo à demanda do Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo (Cefuria), após a atividade do projeto de extensão da Stella Maris, professora do DEAAU, em ajudar as famílias de catadores de materiais recicláveis, a equipe começou a mapear as iniciativas de solidariedade existentes no território de Curitiba e região.
“Nós procuramos mapear a territorialidade, porque é o elemento chave; ações próximas das pessoas, porque, no caso de necessidade, as pessoas vão procurar próximo do seu local de moradia, então a gente priorizou mapear essas pequenas iniciativas”, relata Simone.
Ao acessar o mapa, é possível ver o território de Curitiba e região metropolitana, as ações da sociedade civil local, as ações das entidades apoiadoras e ações voluntárias (como o campus Curitiba da UTFPR, que fez ações, mas não está próximo de locais de vulnerabilidade social), ação habitacional e os espaços informais de moradia. Ao clicar em algum ponto, o mapa apresenta as informações necessárias sobre o local, como: o que é necessário ser doado, endereço e contato. Lembrando que o mapa também dá a opção de cadastrar novas entidades, além de estar em permanente atualização.
Simone enfatiza sobre a universidade não estar parada: “o que, de fato, está parado, são as atividades de aula na universidade, mas com essa atividade de extensão, estamos cumprindo, além de toda a metodologia e de toda a discussão teórica, um papel social importante, que é contribuir na união dessa ponte entre os territórios vulneráveis e os possíveis doadores.”
A ação é uma entre várias outras dentro do projeto “Paraná Contra a Covid-19”, do Ministério Público do Paraná (MPPR) em parceria com, além do Cefuria, a organização Terra de Direitos, a Frente Mobiliza Curitiba e o Núcleo Curitiba vinculado ao Observatório das Metrópoles.
Participam do projeto juntamente de Simone:
Alessandro Lunelli de Paula, Bárbara Campos Machado Gross Stecca, Carolina Raiane Gama de Oliveira de Morais, Cecília Gomes da Rocha Ferraz Pereira, Gabriela Paulina Mickus, Mariana Sacoman Kszan e Rhuan Carlos Borges, estudantes de Arquitetura e Urbanismo;
Aline Sanches, estudante do Programa de Pós-Graduação de Planejamento e Governança Pública (PPGPGP);
Giovanna Simokado Magalhães, pesquisadora independente;
Kelly Mengarda Vasco, pesquisadora do Núcleo Curitiba do Observatório das Metrópoles;
Vanda de Assis, assistente social do Cefuria.

Scheilla Godioso

Estudante do curso de Bacharelado em Comunicação Organizacional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e estagiária da Assessoria de Comunicação e Marketing (ASCOM) do campus Curitiba da UTFPR.