Departamentos desenvolvem projeto em conjunto com a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental

Dentre os diversos projetos desenvolvidos pelo campus Curitiba durante a pandemia, o “COVID-19, e agora?”, executado por meio de uma parceria entre os Departamentos Acadêmicos de Desenho Industrial (DADIN), de Línguas Estrangeiras Modernas (DALEM), de Química e Biologia (DAQBI) e a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, chama atenção para produção e descarte de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como luvas e máscaras, durante a crise sanitária em curso agravada pelo coronavírus.

Com a participação de estudantes e professores dos cursos de Design e Letras, ficou a cargo dos participantes o desenvolvimento de um sistema de comunicação para a sociedade geral, de fácil acesso e compreensão. Por meio de ilustrações e cartazes adaptados à postagem nas redes sociais, as artes visam a transferência da linguagem acadêmica utilizada na propagação de informações entre pesquisadores a um vocabulário simples e cotidiano.

De acordo com Jeniffer Albuquerque, professora do DALEM, “a equipe do DALEM, formada por professoras e alunas, têm trabalhado no projeto com a elaboração e edição do texto. Nosso objetivo no projeto é tornar acessíveis informações sobre o COVID-19 para a população e, assim, atuar no tripé pesquisa-ensino-extensão como representantes da universidade pública”. Ainda, Eunice Liu, responsável no DADIN, complementa: “Design é experiência social, é a forma de comunicação que vincula o cidadão ao outro em um discurso visual inteligível, que se extende no tempo e espaço”. As professoras que coordenam este projeto pela UTFPR são: Eunice Liu (DADIN), Tamara van Kaick (DAQBI), Jeniffer Albuquerque e Elisa Novaski Cordeiro (DALEM), o que destaca a importância de uma equipe multidisciplinar no desenvolvimento de projetos institucionais voltados para a sociedade.

A intenção é que o material possa ser encaminhado usado pelas demais instituições de administração pública, cuidado e bem estar social, como a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná (SEDEST) do Paraná, que disponibiliza todo o material do projeto “COVID-19, e agora?” em seu site. Para conferir, clique aqui. Ainda, a SEDEST organizará a divulgação do material para toda a população paranaense, para mais informações, confira a matéria “Cartazes orientam sobre cuidados com lixo durante a pandemia“, no site da Secretaria. Também é possível acessar o Instagram do projeto clicando aqui.

Reportagem de Francisco Camolezi (ASCOM – CT)

Francisco Camolezi

Aluno do curso Bacharelado em Comunicação Organizacional na UTFPR. Assessor de imprensa no campus Curitiba da UTFPR.