Campus Curitiba da UTFPR desenvolve aplicativo para viabilizar doações em meio à pandemia

Já está disponível na Google Play (e futuramente na App Store) o aplicativo NÓS, Nosso Olhar Solidário. O projeto foi desenvolvido por estudantes e professores do Departamento Acadêmico de Desenho Industrial (DADIN) e do Departamento Acadêmico de Eletrônica (DAELN) – ambos do campus Curitiba da UTFPR -, e conta com a coordenação de Ricardo Pedroni, Simone Crocetti, professores do DAELN, e Eunice Liu, professora do DADIN.

Por mais útil e necessária que seja a quarentena para a contenção do vírus, a dificuldade de subsistência das classes mais frágeis da sociedade é brutalmente agravada. A falta de recursos acaba se tornando uma realidade. Pensando nisso, o NOS surge como uma proposta de conectar pessoas e organizações dispostas a realizar doações, sujeitos possibilitados a realizar a entrega e aqueles que as necessitam. O campus Curitiba já vinha realizando iniciativas do tipo, porém, em nível local – para estudantes carentes e para a própria instituição -. A ideia é que o NÓS possa ser utilizado em escala nacional, portanto, sua aplicabilidade não se limita à Curitiba ou o estado do Paraná, uma vez que ficará disponível para download em todo o mundo.

De acordo com Eunice Liu, algumas das forças do projeto são sua interdisciplinaridade e sua atemporalidade: “As diferentes áreas estão trabalhando muito bem. A pandemia passará, mas as necessidades de ajuda e oportunidades de ajudar permanecerão sempre. Todos nós, em momentos da vida, precisamos de ajuda e temos a oportunidade de ajudar. O app visa essa conexão, e o entendimento de que enfim, todos nós somos um.”A equipe conta hoje com engenheiros, arquiteta, programadores, designers, estudantes de medicina, letras e comunicação organizacional e compartilha o banco de dados com o Projeto ‘Mapa de Solidariedade’ do DEAAU.

Reunião entre os organizadores e desenvolvedores do NÓS

Clicando aqui, você será direcionado para a página do NÓS na Google Play. De acordo com Eunice, o aplicativo se encontra em processo de análise para disponibilização na App Store, loja de aplicativos referente ao iOS, sistema operacional da Apple, utilizado no iPhone; iPod touch e iPad.

Interface do aplicativo
Francisco Camolezi

Aluno do curso Bacharelado em Comunicação Organizacional na UTFPR. Assessor de imprensa no campus Curitiba da UTFPR.