Centro Acadêmico de Comunicação finaliza sua 4º Edição da “Tambor”

A quarta edição da Semana Acadêmica de Comunicação, intitulada “Tambor”, foi finalizada no dia 24/07, com a palestra de Valéria Oliveira Santos, do Departamento Acadêmico de Linguagens e Comunicação (DALIC). Organizada pelo Centro Acadêmico de Comunicação (CAC), contou com oito palestras e teve início no dia 20/07.

As palestras ocorreram na plataforma de streaming de vídeos “Youtube”, em formato de lives e foram abordados temas como Comunicação, Cultura e Covid-19.

Palestra com Valéria Oliveira Santos

Luana Mesquita Lira, Diretora de Acadêmico do CAC, comenta que, com o advento da pandemia do coronavírus, foi preciso abandonar o planejamento do início do ano, tendo de repensar o formato e quais pessoas iriam chamar para participar; então decidiram, entre a diretoria e as trainees  do Acadêmico (novas integrantes do CAC em fase de treinamento), que teriam que adaptar a essência da “Tambor”, que era presencial, para esse formato à distância.

Quando elas entraram, a gente não teve dúvida que esse seria um desafio muito legal pra todas nós como equipe, seriam três dias e se tornaram quatro no final. Os palestrantes estavam super interessados desde o começo, o que foi bem legal. Pra surgir o tema, acabou sendo bem natural, com a crise do corona essas ideias vieram muito fácil (Saúde, Cultura e Comunicação não podiam faltar).

Também é curioso de se observar a diferença entre a produção entre a semana presencial e a feita à distância; Luana participou da produção dos dois formatos e comenta: “Produzi e foi uma loucura, na época a gente, de novo nessa vida da Universidade, estava em ameaça de greve, mas ela não aconteceu; então corremos atrás de tudo em pouquíssimo tempo (acho que foi questão de um mês), mas quando a gente tá ali, vendo as pessoas, fica muito mais fácil de organizar. No final deu tudo certo.”.

A estudante Maiara Pinheiro Pereira, estudante de Comunicação Organizacional do primeiro período, é trainee do CAC e participou da produção da “Tambor”, contando que foi um desafio a produção totalmente online, mas explicita a importância que percebeu do Centro Acadêmico, tanto como caloura e como trainee:

Antes mesmo de entrar pro CAC, eu já tinha uma admiração muito grande. Na minha semana do calouro, eu vi a diferença que faz ter uma equipe preparando uma integração mais interativa, acolhendo e ajudando o pessoal. E agora, dentro do Centro Acadêmico, no meio dessa pandemia, pude ver de perto a importância que ele tem para a comunidade estudantil. O desafio desse momento foi manter o pessoal informado, mas acredito que a gente tenha desempenhado um papel incrível, promovendo essa comunicação com os estudantes de Comunicação Organizacional pelas redes sociais.

É possível de ter acesso a todas as palestras por meio do canal de Youtube do CAC; os certificados para quem participou serão entregues em aproximadamente duas semanas. Para mais informações, você pode acessar também o Instagram e o Facebook do Centro Acadêmico de Comunicação.

ALEXANDRE AZEVEDO PERICH

Aluno do curso Bacharelado em Comunicação Organizacional na UTFPR. Assessor de comunicação e marketing do campus Curitiba da UTFPR e Fotógrafo desde 2013.