Campus Curitiba trabalha no combate à pior crise hídrica enfrentada pelo Paraná nos últimos 60 anos

A crise hídrica enfrentada pelo estado do Paraná tem se agravado desde maio de 2020. Diante desse dramático cenário, diversos órgãos e instituições públicas como a UTFPR e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental do Paraná (ABESPR), com apoio da Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (SEDEST), Instituto Água e Terra (IAT), Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), uniram-se para promover campanhas de sensibilização da sociedade sobre a importância do uso consciente da água nas pequenas atitudes de nosso cotidiano.

A participação do campus Curitiba se deu por meio dos Departamentos Acadêmicos de Desenho Industrial (DADIN), Química e Biologia (DAQBI) e Línguas Modernas (DALEM). Todos os citados se engajaram nestas iniciativas por meio do Projeto de Extensão “Covid-19, e agora?”, que tem sido fundamental na criação de orientações e recomendações sobre a redução, desperdício, armazenamento e reaproveitamento da água. Os materiais produzidos de forma multi e interdisciplinar têm o objetivo de estabelecer uma comunicação visual e linguística de largo alcance e de qualidade, baseada em suporte científico para a população. Entre os materiais produzidos se encontram posts para o Instagram e orientações em forma de post e cartaz para o site da ABES. Recentemente, o Projeto Covid-19, e agora? participou da elaboração de materiais orientativos na campanha de redução de 20% de consumo de água promovida pela SANEPAR devido ao agravamento da crise hídrica.

De acordo com Eunice Liu, arquiteta e urbanista, coordenadora do UTLab Design e professora do DADIN, “O Design tem papel fundamental na comunicação orientativa e conscientizadora efetivas com os cidadãos, em momentos de crise, como o que vivemos”. Além dela, as professoras Tamara van Kaick, professora do DAQBI, Elisa Novaski Cordeiro e Jeniffer Albuquerque, ambas professoras do DALEM, participam do projeto e acrescentam que informar a população de modo seguro e objetivo, a partir de parcerias com diversas instituições, possui uma força e alcance maior na promoção de um objetivo comum, que é o enfrentamento da crise sanitária e hídrica.

Para conferir e baixar os design produzidos até então pelo projeto Covid-19, e agora? clique aqui.

Francisco Camolezi

Aluno do curso Bacharelado em Comunicação Organizacional na UTFPR. Assessor de imprensa no campus Curitiba da UTFPR.