Campus Curitiba promove a primeira Jornada Colaborativa de Aprendizagem

Tendo em vista o período de isolamento social, a Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD) do campus Curitiba teve a iniciativa de desenvolver a Jornada Colaborativa de Aprendizagem. O projeto se dá por meio de oficinas realizadas por servidores do campus Curitiba, professores e técnicos administrativos, através de plataformas online.

Para além da perspectiva de aprendizagem do ensino à distância, a Jornada Colaborativa de Aprendizagem também tem a ideia de compartilhar alguns entre os vários tipos de conhecimento que interseccionam o campus Curitiba da UTFPR.

O projeto também conta com o apoio de uma equipe de coordenação, composta por: Guilherme Schneider, diretor de graduação; Aurea Niada, diretora adjunta de graduação; Jamille Bridi, chefe do Departamento de Ensino e Educação (DEPED); Marcelo Souza Motta, assessor dos cursos de licenciaturas e bacharelados do campus Curitiba; João Paulo Kuzma, chefe da Coordenação de Tecnologia na Educação (COTED); e Priscilla Prueter, maestrina do coral e também detentora da certificação Google Innovator na UTFPR, sendo assim uma referência no uso de ferramentas Google para atividades à distância.

Reunião realizada entre os professores palestrantes

Foram registradas 25 oficinas, sendo que oito ocorreram na primeira semana do projeto. O projeto contou com a participação de 709 pessoas e 1223 inscrições, tendo em vista que é possível se inscrever em mais de uma oficina. Também foram registrados 28 palestrantes, professores e técnicos administrativos do campus, distribuídos entre as 25 oficinas. O projeto ainda conta com a participação de servidores de outros campi da UTFPR.

No que tange à proposta das oficinas, não existe nenhuma linha específica a ser seguida pelo projeto. Como citado, a intenção da Jornada Colaborativa de Aprendizagem é dar visibilidade a conhecimentos que fazem parte do campus Curitiba para além das salas de aula. Portanto, as temáticas das oficinas se apresentaram de forma variada, abordando áreas da saúde, economia, linguagens, engenharias, estratégias de didáticas à distância etc…

Francisco Camolezi

Francisco Camolezi

Aluno do curso Bacharelado em Comunicação Organizacional na UTFPR. Assessor de imprensa no campus Curitiba da UTFPR.