Campus Curitiba participa do maior evento de robótica da América Latina

O Robótica 2020 é o maior evento científico da área de robótica e inteligência artificial que engloba toda América Latina e que ocorreu remotamente entre os dias 10 a 14 de novembro.

Este ano o campus Curitiba participou em peso de diversas categorias, ficando em terceiro lugar na categoria de Concurso de Teses e Dissertações em Robótica (CTDR), com a tese “Workflow para Desenvolvimento de Aplicações Robóticas com Requisitos de Tempo Real” de Matheus Leitzke Pinto, professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), orientado por André Schneider de Oliveira, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial (CPGEI) e também professor do Departamento Acadêmico de Eletrônica (DAELN).

Nas categorias de competições de robótica, o campus Curitiba participou de cinco categorias e conseguiu como melhor colocação o terceiro lugar na categoria Robocup Soccer Simulation 3D, com uma equipe de estudantes do campus Curitiba da UTFPR e Universidade Federal do Paraná (UFPR).

“As melhores universidades brasileiras participam, com suas equipes, seus artigos, seus projetos de doutorado e mestrado. Então estamos sempre participando, levando a UTFPR para junto destas universidades”, declara João Fabro, professor do Departamento Acadêmico de Informática (DAINF) e do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA).

Para Matheus Diniz de Freitas, estudantes do quarto período do curso de Engenharia de Computação e que participou da categoria Very Small Size Soccer (VSS), a importância de participar do evento foi o aprendizado e mostrar a UTFPR para o Brasil: “muitas coisas novas me foram apresentadas e eu tive que aprender a lidar com todas elas para que o projeto pudesse funcionar. Além disso, tive a oportunidade de levar o nome da UTFPR para fora do Paraná e mostrar o nosso potencial.”

Nas categorias de submissão de artigos, o campus Curitiba teve três artigos aceitos, são eles:

• Human-robot interface for remote control via IoT communication using deep learning techniques for motion recognition“, de Dieisson Martinelli e Jonathan Cerbaro, mestrandos do CPGEI, e Marco Teixeira, doutorando do CPGEI. Artigo orientado por André Schneider de Oliveira;
  • WaiterBot: Comparison of Fuzzy Logic Approaches for Obstacle Avoidance in Dynamic Unmapped Environments Using a Laser Scanning System (LiDAR)”, de Jonathan Cerbaro, Dieisson Martinelli, André Schneider de Oliveira e João Fabro;
  • Application of a ROS / CoppeliaSim Integration in a Practical OBR Competition Scenario“, de Carlos F. Joventino e Jonathas H. M. Pereira, professores do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), e João Fabro e André Schneider de Oliveira.
Scheilla Godioso

Estudante do curso de Bacharelado em Comunicação Organizacional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e estagiária da Assessoria de Comunicação e Marketing (ASCOM) do campus Curitiba da UTFPR.