Campus Curitiba e a transição administrativa

Editorial

No final de setembro, a nomeação do reitor da UTFPR pelo presidente da República reuniu a comunidade “utefetiana”, em especial a do campus Curitiba, com uma pergunta: E agora?

De lá pra cá, enquanto reitor nomeado, precisamos tratar das questões administrativas para a posse, que ocorreu de forma virtual, na quinta-feira posterior à nomeação (dia 24). São vários processos, envio e correção de documentos, trabalho intenso em meio à alegria e esperança de realizar um bom trabalho. É necessário que se realize a transição do cargo, com o apoio dos servidores que atuam na reitoria, a fim de tomarmos ciência dos procedimentos a serem adotados daqui para frente nesta função.

É importante que se ressalte a comoção e gratidão a todos os que se juntaram a nós nesta conquista; sabemos que foi preciso confiança e coragem para declaração de apoio e trabalho árduo em prol à ideia Tecnologia e Humanismo Formando Redes como esperança para uma UTFPR excelente; eu e professor Heron vivenciamos essas atitudes nos encontros virtuais e, depois da eleição, nas palavras de força e otimismo que nos cercaram.

Mas temos total responsabilidade da função que assumimos e somos, hoje, reitores de toda a Universidade. Juntamente aos que se mostraram felizes com o resultado do pleito, há os que se decepcionaram e entristeceram com ele, o que é normal no processo democrático. Nosso compromisso é demonstrar, com respeito e diálogo, que não se administra com ranços ou mágoas, mas com o olhar para a missão que nos reserva nossas escolhas profissionais: trabalhar para uma Universidade que enobreça o Brasil e seu povo, por meio de ensino, pesquisa e extensão que chegue a todos os brasileiros e nos torne um país ainda melhor.

Assim, pedimos alguma paciência neste momento inicial, em que tomamos decisões importantes e que não poderiam ser tomadas antes. A nomeação não nos foi surpresa, mas não nos cabia atuar em diferentes aspectos antes dela; por isso, este trabalho intenso. Mas, mantendo nossa tradição e nossos compromissos, a comunidade será informada, a cada passo, de nossas decisões, participando o máximo possível, pelos canais de comunicação que abrimos nos últimos anos. Nos últimos dias, a direção-geral do campus está sendo administrada, interinamente, por professor Julio Cesar de Azevedo, que, ao lado da assessora executiva, Rossana FInau, estão fazendo um trabalho fantástico; e a professora Maria Lucia Meza assumiu a Diretoria de Assuntos Empresariais e Comunitários.

No mais, convidamos todos a formarmos redes por todo o Paraná e, por que não, todo o Brasil, com tecnologia e humanismo, junto conosco.

Marcos Schiefler Filho
Reitor da UTFPR (gestão 2020-2024)

Marcos Flavio de Oliveira Schiefler Filho

Diretor do campus Curitiba da UTFPR.