CAMPUS COM SAÚDE MENTAL/ PSICOLOGIA NO PODCAST

Você sabia que o Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil (NUAPE) do campus Curitiba da UTFPR oferece atendimento a estudantes na forma de apoio psicológico e psicoeducativo? É com essa finalidade que o NUAPE conta também com uma equipe de psicólogos educacionais/escolares que prestam atendimento via plantão psicológico, visando a permanência do aluno dentro da universidade, tanto nos cursos de graduação quanto nas pós.

Esses “Psis da UT” normalmente ficam disponíveis para conversar com os alunos por qualquer demanda que tenham, sejam questões acadêmicas, pessoais, ansiedade, depressão, saudade de casa – “qualquer questão a gente acolhe”, conta Allan Martins Mohr, Psicólogo do Campus desde 2009. O aluno que procura esse serviço não se torna paciente do NUAPE, pois a proposta não é a de um trabalho de consultório. Dependendo do caso, o aluno pode ser encaminhado para terapia externa, num trabalho mais intensivo, mas se o aluno dá conta, o Núcleo atende-o na medida do possível. Esse constitui o apoio psicológico e a parte do serviço psicoeducativo consiste em um trabalho mais informativo. Nessa linha, Carla de Oliveira Vaz Chiarello, a outra Psicóloga e Coordenadora do NUAPE-CT, trabalha bastante em ações sobre saúde mental, em projetos junto com os cursos ou a própria DIRGRAD-CT, concretizando-se em ações de caráter preventivo, com palestras, discussões, rodas de conversa, no intuito de atingir um público maior (com temas como bullying e outros da vida acadêmica), destacando-se projetos com o pessoal da Educação Física. Carla também faz parte da subcomissão de saúde mental do campus Curitiba.

Ainda que durante o período de isolamento o NUAPE esteja oferecendo atendimento online, em horários de plantão psicológico por demanda, Allan considera que é importante levar “alguma tranquilidade nesse momento, se é que é possível”. Assim, os dois psicólogos, juntamente com Maria Rita Alves Dalledone e Natália Leoni Michels, ambas estagiárias de Psicologia do NUAPE-CT, pensando nesta fase de distanciamento social e na necessidade de promover saúde mental e questões a ela relacionadas para os estudantes e o público em geral, lançaram mais esta iniciativa: o podcast “Psis da UT”. Podcast, pra quem ainda não sabe, é um programa midiático exclusivamente em áudio que traz pessoas interessadas, podendo ou não ser profissionais ou especialistas, discutindo uma área ou assunto específico. Um podcast de um determinado grupo ou sobre um assunto é publicado na internet em geral, num sítio destinado a essa distribuição ou em redes sociais que podem ser ou não especializadas em podcast.

A proposta do “Psis da UT” é debater e levar informações de psicologia, cultura e sociedade de maneira geral à comunidade acadêmica e a parcelas do grande público que possam se interessar. O psicólogo Allan detalha que foi a estagiária Maria Rita quem deu a sugestão de realizar o cast. “Ela gostava, a equipe construiu a ideia, a coordenadora Carla apoiou, a DIRGRAD também e começou a produção”, continua Allan. “A ideia é atingir alunos e outras pessoas levando informação sobre saúde mental, psicologia, questões sociais, culturais, e também é uma maneira de se manter próximo dos nossos alunos, algum tipo de contato, um espaço de cuidado da saúde mental”, conclui.

Quem faz a edição dos programas é a Natália. A equipe já gravou e publicou três episódios, sendo o primeiro sobre saúde mental no período de distanciamento social; o tema do número dois foi questões técnicas sobre Covid, que contou com a participação de uma doutora em Biologia; o terceiro sobre sexualidade na quarentena; e o quarto, que foi gravado semana passada e será publicado na semana que vem, será sobre a série Freud, em cartaz na Netflix, enfocando um tema caro à Psicologia.

Allan contou ainda que já havia participado de podcasts como convidado antes de ter um papel mais relevante nesse “Psis” e que a equipe julgou que o formato de podcast seria melhor em contraposição ao vídeo, por exemplo. Além do podcast, o NUAPE oferece também um perfil no Facebook e um no Instagram e Guilherme Ruthes, pedagogo do NUAPE-CT, está publicando regularmente vídeos no YouTube, tratando de temas úteis aos alunos no período da quarentena, com técnicas de estudo e mais. Acompanhe!

Podcast “Psis na UT”: https://open.spotify.com/show/6952tvHd74pG3KBUzGriwI

Pedagogo Guilherme Ruthes: https://www.youtube.com/user/guiruthes

Facebook NUAPE-CT: www.facebook.com/nuape.ct/

Instagram NUAPE-CT: @nuape.ct