Acessibilidade e autonomia de informações, grupo GYRO desenvolve projeto de mapeamento dos dados de Covid-19

O grupo Centro de Avaliação da Sustentabilidade do Ciclo de Vida (GYRO) está com seu novo projeto em funcionamento, o Gyro 4LIFE. Neste projeto, são mapeados e contabilizados os casos de Covid-19 diários através de um Dashboard, informando em uma escala municipal.

Em entrevista, Cássia Maria Lie Ugaya, do Departamento Acadêmico de Mecânica (DAMEC), comenta sobre o surgimento do projeto e seus objetivos:

O projeto surgiu da necessidade de informações regionalizadas e atualizadas para tomada de decisão referente ao Covid-19, seja do poder público, seja da população.

O modelo desse mapeamento tem em foco trazer informações atualizadas das simulações, com seus resultados se alternando a partir de três variáveis, que são a data de quando for consultado, o modelo distinto de simulação usado, e de região para região (País Estados, Municípios). Atualmente é usado o modelo do Imperial College London (ICL) (Mellan et al., 2020). Quanto aos dados do modelo, são utilizados dados federais, mundiais e de taxa de letalidade.

DASHBOARD COVID-19

O projeto também faz parte do projeto da UTFPR UnicomVida e tem dois grupos principais: O grupo de avaliação de impacto na saúde, contando com Cássia Ugaya, Jaylton de Araujo, Rodrigo Trevisani Juchen, José Paulo Savioli, todos do campus Curitiba da UTFPR, e também Leandro de Oliveira, do campus Medianeira da UTFPR. Fazendo parte do grupo de avaliação de impacto econômico estão Arno Paulo Schmitz, da UTFPR campus Curitiba, Carolina Silvestri Cândido Rocha e Andrea Souza, do campus Curitiba da UTFPR.

Para acessar o projeto e conferir mais informações, basta acessar sua página de facebook, sua página na internet, ou acessar diretamente o dashboard dos casos.

ALEXANDRE AZEVEDO PERICH

ALEXANDRE AZEVEDO PERICH

Aluno do curso Bacharelado em Comunicação Organizacional na UTFPR. Assessor de comunicação do campus Curitiba da UTFPR e Fotógrafo desde 2013.