Usinas Fotovoltaicas são inauguradas no campus Curitiba da UTFPR

Ocorre hoje (terça-feira, 18), às 15h, a inauguração do Estacionamento Fotovoltaico na sede Neoville do campus Curitiba da UTFPR, localizada na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). As usinas de energia fotovoltaica foram instaladas na cobertura de duas vagas do estacionamento e têm ligação direta com a rede de energia do campus, promovendo uma medida sustentável de economia. Evento de singular importância, demonstra que, mais uma vez, iniciativas sustentáveis são aplicadas ao ambiente do campus Curitiba da UTFPR. A instalação e inauguração do Estacionamento Fotovoltaico é mais uma das medidas tomadas em prol da sustentabilidade.

Em fevereiro de 2016, na sede Neoville, Jair Urbanetz, professor pelo Departamento Acadêmico de Eletrotécnica (DAELT), idealizou e fez a aplicação do projeto, que consistiu na criação de um sistema fotovoltaico para abastecimento parcial de toda a sede.

Agora em 2019, novamente sobre tutela de Jair, juntamente com alunos dos mestrados em que atua, mais um de seus projetos sai do papel e é efetivado. “Um estacionamento de energia solar é um desejo que eu já tinha faz muito tempo em ter dentro da universidade. Já vi essa iniciativa fora do Brasil […], onde existem vagas como esta exclusivas para veículos elétricos”

As duas vagas que são inauguradas hoje, na sede Neoville, produzem durante todo o período diurno, devido à captação de radiação solar, energia elétrica que será utilizada tanto na rede elétrica do campus quanto no abastecimento de veículos elétricos que utilizarem as vagas.

Inauguração de estacionamento fotovoltaico.

18.06, 15h
Sede CIC- Neoville R. Pedro Gusso, 2601 – CIC Curitiba