TUT promove campanha de doação de plantas ornamentais e vasos no campus Curitiba

Como construir um espaço de convivência com a participação de todos

Possuir espaço verde, que desperta a harmonia; um local de refúgio, onde se sentir acolhido; um lugar para compartilhar, estar junto e integrar-se. Todos podem participar da construção desse espaço.

Até o dia 7 de junho, O TUT (Teatro da Universidade Tecnológica) arrecada plantas ornamentais e vasos no campus Curitiba. Ao envolver a comunidade da UTFPR – estudantes, professores, servidores, apoiadores – na elaboração e construção de um Jardim de Convivência no LAPOC (Laboratório de Poéticas do Corpo ), a ação busca integrar as pessoas de diferentes setores, cursos e áreas. As doações devem ser colocadas no local indicado, ao lado da Sala de Meditação, no pátio coberto.

As plantas ornamentais, como suculentas, orquídeas, bromélias, cactos, samambaias e todas as outras espécies para jardins, e os diferentes tamanhos de vasos, entrarão na composição do paisagismo  do LAPOC, que fica no Bloco V3 do campus (Av. Silva Jardim, 827). Além do jardim, a concepção visual para o espaço envolve pintura interna e externa, criação de mobiliário, instalação de bancos.

“A proposta de fazer esse projeto por meio de doações busca integrar as pessoas que gostam de jardinagem e tenham o prazer de compartilhar suas plantas. A montagem do jardim também será feita de forma voluntária, com a ideia de se criar um ambiente de convivência, e para além das obrigações diárias, seja nas salas de aula seja nos escritórios ou outras atividades cotidianas”, explicaIsmael Scheffler, coordenador do TUT e professor do Departamento Acadêmico de Design (DADIN).

Com o objetivo de ser uma ação participativa e integradora, o TUT procura voluntários para a montagem do Jardim de Convivência, no dia 8 de junho – sábado -, das 9h às 12h. Para ser um agente na construção de um novo espaço, basta enviar um e-mail para tutassessoriadecomunicacao@gmail.com, com os seguintes dados: nome completo, curso ou departamento a que pertence, número do CPF, número de matrícula. A atividade vai gerar certificado de horas complementares para trabalho voluntário.

Um espaço integrador

“Ter esse espaço na Universidade Pública é um privilégio e queremos compartilhá-lo da melhor maneira possível”, salienta o coordenador do TUT. “O LAPOC é um espaço de acolhimento. Ele está localizado em um ambiente de muito concreto. Sua entrada era um antigo estacionamento. E queremos criar um ambiente mais convidativo.”

A reestruturação do LAPOC está orientada por um projeto desenvolvido por estudantes dos cursos de graduação em Design e Arquitetura, do campus Curitiba, que trabalham desde abril nos croquis. O projeto de mobiliário para o espaço, também desenvolvido por graduandos em Design, com orientação da professora Simone Landal, do DADIN, participará do Concurso AO, do Instituto Cremme, voltado para estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design, e outros, da região Sul do Brasil. Os vencedores terão seu projeto em exibição na exposição “Experimentando Le Corbusier  – Interpretações Contemporâneas do Modernismo”, em cartaz no Museu Oscar Niemeyer (MON), desde o dia 27 de abril.

Toda a ação faz parte das atividades dos projetos de Extensão Universitária do TUT: “Design de Ambiente Pedagógico Cultural” e “Assessoria de comunicação de projetos culturais”. O primeiro tem com coordenação do professor Scheffler e Landal, ambos do DADIN, e Juliana Maria Greca, do Departamento Acadêmico de Estudos Sociais (DAESO), coordenadora do Projeto Links, de Dança, e corresponsável pelo LAPOC.  Já a Assessoria de comunicação tem a direção de Scheffler e colaboração da professora Maurini de Souza, do Departamento Acadêmico de Linguagem e Comunicação (DALIC).

Participam desses dois projetos de extensão estudantes dos cursos de graduação e pós-graudação em Design, Arquitetura, Educação Física, Letras e Comunicação. Eles realizam atividades de planejamento, elaboração e execução dos projetos de móveis, pinturas de murais, sinalização e identificação de ambientes, organização de ambientes e comunicação, com o acompanhamento dos professores.

O grupo dos projetos de extensão tem como desafio explorar temas lúdicos, movimento e criatividade; buscando alternativas de baixo custo e reaproveitamento de material.  O LAPOC abre uma oportunidade para que os alunos desenvolvam competências profissionais, como iniciativa, trabalho em equipe, criatividade, em um ambiente de estimulo criativo.

Saiba mais notícias sobre cursos, oficinas e apresentações do TUT pelas redes sociais:  Facebook – @tutteatro; Instagram – @tut_utfpr  .

Matéria de Daniel Patire.