TUT oferece curso para espectadores de Teatro

Formação de três encontros é gratuita e aberta a toda a comunidade.

O grupo de Teatro da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus de Curitiba (TUT) realiza o curso de formação de espectadores de teatro a partir desta sexta-feira. Em três encontros, os participantes conversam sobre elementos que constituem uma peça teatral, como texto, atores, cenografia, figurino, iluminação, movimentação no palco, quarta parede, marcas da direção, entre tantos outros. Depois, assistem uma encenação; e debatem como esses elementos são trabalhados na peça assistida. A Escola de Espectadores é gratuita e aberta a toda a comunidade, desde que maiores de 17 anos.

Para a primeira turma, que começa nesta sexta-feira, 26/04, na sala C108, com a apresentação do texto da peça selecionada para ser assistida. Os participantes da Escola apreciarão “Dezembro”, no Teatro José Maria Santos, na sexta-feira, dia 3/05. Dirigida por Diego Fontes, texto do dramaturgo chileno Guillermo Calderón e montagem da A Armadilha Cia de Teatro, a encenação  trata da véspera de natal de três irmãos, ante o iminente conflito fictício entre Chile, Peru e Bolívia. “Dezembro” foi uma das montagens selecionadas e apresentadas na mostra principal do Festival de Curitiba 2019.

“Com o curso, queremos propiciar às pessoas que gostam de assistir teatro mais elementos para sua própria sensibilização”, explica o professor Ismael Scheffler, coordenador do TUT e mediador da Escola. “Nossa intenção é contribuir para que os espectadores ampliem suas percepções, sem a necessidade de dizer qual a maneira correta de apreciar um espetáculo.”

Scheffler é ator, encenador, pesquisador de Teatro, professor da UTFPR, além de coordenar o TUT. Ele tem formação em direção teatral e doutor em teatro. Junto ao coordenador, a Escola de espectadores terá também a mediação da professora Maurini de Souza, jornalista e graduada em Letras. Possui mestrado em Teatro, e coordena o Grupo de Teatro Revanche, da UTFPR.

O curso de Apreciação Teatral é oferecido na modalidade de Extensão Universitária, com certificado dado pela Universidade Tecnológica. Os encontros serão às sextas-feiras, das 19h15 às 21h, na sede Centro (ao lado do Shopping Estação); com exceção do dia da apreciação da peça teatral. Neste dia, todos deverão se reunir às 19h, no Teatro José Maria Santos, para retirada dos ingressos. E o espetáculo começa Às 20h.

Todo o curso é gratuito.

Para as inscrições, acesse: https://www.even3.com.br/tut2019/

Serviço:

Apreciação Teatral – Escola de Espectadores
Curso de extensão universitária – Gratuito – para maiores de 17 anos.
3 encontros:
26/04 – das 19h15 às 21h – Local: sala c108, na Avenida Sete de Setembro, 3165 – Rebouças –  Curitiba
03/05 – 19h (retirada de ingressos) – Local: Teatro José Maria Lisboa – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco  – Curitiba
10/05 –  das 19h15 às 21h – Local: sala c 108, Avenida Sete de Setembro, 3165 – Rebouças –  Curitiba