TUT aposta na experiência sensorial em sua temporada de 2019

No dia 31 de outubro, o auditório do campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) é o palco de estreia do espetáculo OCO. Sobre o comando do projeto de extensão Teatro da Universidade Tecnológica (TUT) e, em parceria com o projeto de extensão Cirthesis, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o evento contará com uma apresentação sem texto falado.

Com o apoio da direção do campus Curitiba e sobre a coordenação do professor Ismael Scheffler, o TUT retornou suas atividades no início deste ano, após ficar cinco anos inativo. O último espetáculo realizado pelo projeto de extensão foi no ano de 2014, quando levou aos palcos o grande projeto “Babel”.

A Peça

Em planejamento desde fevereiro, o espetáculo OCO surge como um projeto inovador e que promete mexer com os sentidos dos espectadores. Foi realizada uma grande preparação corporal, que teve como direção o coordenador do projeto, Ismael Scheffler, o coordenador do projeto Cirthesis, Bruno Tucunduva e a mestre em dança-teatro Karina de Souza.

Sem texto falado, o espetáculo irá explorar a capacidade expressiva do corpo humano e apresentará ao público, durante uma hora, técnicas de acrobacias em solo e coletivas, expressão corporal e dança.

Scheffler enfatiza a singularidade do espetáculo, onde todos os detalhes foram cuidadosamente pensados. Sobre o título, o coordenador afirmou que “revela e não revela a peça. É o único texto do espetáculo. Porque ao optar por um espetáculo que não tem texto, o título é a totalidade do texto. E mesmo assim, um texto que não será jamais pronunciado em cena.”

Segundo Scheffler, para a idealização do projeto, somam-se atrás dos bastidores cerca de 25 profissionais, de diferentes áreas, como cenografia, iluminação cênica e figurino.

47 Anos de História

Fundado em 1972, o grupo de teatro do campus Curitiba da UTFPR é considerado um dos mais duráveis do Estado. Foi, em seu início, atividade extracurricular para os universitários. Hoje se enquadra como Projeto de Extensão, proporcionando para toda a comunidade acadêmica e externa, cultura e desenvolvimento pessoal.

Além dos espetáculos teatrais, o TUT é promotor de oficinas, palestras, exposições e debates, os quais são abertos e gratuitos para todos. Também é importante destacar o desenvolvimento de pesquisas e publicações, como o livro “TUT, TECEFET, TETEF: 35 anos de teatro na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR, 2008)”.

Programação Completa de 2019

Local: Auditório do campus Curitiba da UTFPR (Av. Sete de Setembro, 3165 – Rebouças).

Datas: Estreia: 31/10.

Semana 01 – 01/11, 02/11 e 03/11,

Semana 02 – 12/11, 13/11 e 14/11.

Semana 03 – 22/11, 23/11 e 24/11.

Horário das apresentações: 19h30.

Apresentações extras à tarde às 16:00: 01/11 e 13/11.

Entrada Franca.

Reportagem de Gabriel Dornelles – Estudante de Comunicação Organizacional