Tese de professor do DAINF é indicada a diversos prêmios

Leandro Zatesko, um dos mais novos professores do Departamento Acadêmico de Informática (DAINF), do campus Curitiba da UTFPR, e antigo estudante do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET-PR), foi indicado a quatro prêmios com a sua tese “Novel Producers for Graph Edge-Colouring”. São eles: Sociedade Brasileira de Computação (SBC), Prêmio CAPES, Prêmio UFPR de Teses e o Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional (SBPO) da Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (SOBRAPO).

“A minha tese trabalha com o objeto matemático que é chamado grafo. Grafos aparecem bastante na indústria, na engenharia e, apesar de serem objetos puramente matemáticos, nós lidamos com grafos toda vez em que se tem pontos que podem ser, por exemplo, pessoas, localidades no mapa ou quaisquer dessas coisas com relações entre esses pontos, que podem ser uma amizade numa rede social ou a existência de um caminho entre cidades”, relata Leandro. Ele continua: “então o meu trabalho, tentando explicar do jeito mais simples possível, é em relação ao problema que a gente chama de ‘coloração de arestas’, porque são as arestas do grafo que a gente quer colorir. As arestas são as ligações entre os vértices do grafo e vértices são esses pontos; a gente quer atribuir cores às arestas e essas cores podem apresentar o escalonamento das ligações de uma rede de sensores. Essa é uma das aplicações, mas tem várias outras”.

O professor é segundo lugar no SBPO da SOBRAPO e ainda está esperando sair o resultado do Prêmio UFPR de Teses.

Reportagem de Scheilla Godioso – ASCOM – CT

Scheilla Godioso

Estudante do curso de Bacharelado em Comunicação Organizacional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e estagiária da Assessoria de Comunicação e Marketing (ASCOM) do campus Curitiba da UTFPR.