Teatro na Universidade: expressões para a vida

O campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná tem em vigor diversas atividades de extensão disponíveis a toda comunidade acadêmica. Dentre elas, o teatro ocupa um espaço fundamental e concreto no ambiente do campus desde 1972, quando o chamado, na época , de Teatro da Escola Técnica Federal (TEFET) foi inaugurado pelo ator e diretor José Maria Santos, que o dirigiu até o final da década de 1980.

Na sequência, “outros professores assumiram o desafio, e o projeto teve sua efetivação como programa de extensão Teatro da UTFPR (TUT) em 2005”, explica Ismael Scheffler, professor e coordenador do TUT desde 2005. Ismael complementa, esclarecendo que “o projeto foi interrompido em 2015, mas com a entrada da gestão atual no campus Curitiba, do professor Marcos Schiefler Filho, diretor-geral, o TUT foi reaberto e suas atividades foram retomadas no segundo semestre de 2018”.

Sob o comando de Scheffler, o grupo de teatro  já tem participação ativa em diversas atividades mesmo com pouco mais de seis meses do reinício. Dentro e fora do campus, o TUT atua e promove projetos artísticos e de extensão, oficinas de teatro, laboratórios e vivências. Como primeira ação de 2019, foi realizada a “Visitarte – vivência com palhaços e palhaças”, em que uma família de palhaços que realiza visitas em lares de idosos em Curitiba foi convidada para um bate-papo com o público, propondo brincadeiras,  falando sobre o trabalho com idosos, a linguagem da palhaçaria e todo seu contexto social.

Atividade realizada com o grupo Visitarte. https://www.facebook.com/visitarte.arte

No último dia 28 (março), deu-se início ao Laboratório de Pesquisa Corporal pelo Método Mimodinâmico. Aberto a qualquer interessado pela expressão corporal, o Método Mimodinâmico propõe uma nova visão do mundo a partir dos movimentos do corpo. A atividade é dividida em sete encontros com temas diferentes e realizados no Laboratório de Poéticas do Corpo (LAPOC), na sede Centro do campus Curitiba, às quintas-feiras à tarde, não tendo a obrigatoriedade de painscrição prévia para o ingresso.

O TUT também marca presença no Festival de Teatro de Curitiba em três frentes distintas. Na Mostra Universitária, Ismael Scheffler participou da Mesa Redonda sobre Teatro Universitário, no Prédio Histórico da Universidade Federal do Paraná, onde discutiu-se o teatro no âmbito universitário, abordando o potencial formador e alcance comunitário empregado por ele. Ainda na Mostra, Ismael esteve no evento de lançamento de Livros na UFPR, em que divulgou a obra “José Maria Santos, entrevistas e embates”, livro lançado pela Editora UTFPR. Ainda, como parte da Mostra Fringe, o TUT, em conjunto ao projeto de extensão Grupo Adulto de Teatro Amador (GATA), fez três apresentações do espetáculo “A NeoVida Contemporânea Como Ela É”, com texto e direção de Diego Monteiro Von Ancken, no Auditório do campus Curitiba da UTFPR.

Ensaio de Neovida contemporânea como ela é

Na área de atuação profissional universitária, foram abertos dois projetos que estão acontecendo no LAPOC: o Projeto de Extensão Design de Ambiente Pedagógico-Cultural e o Projeto de Extensão Assessoria de Comunicação de Projetos Culturais. O foco de ambos é para os cursos de Arquitetura, Comunicação, Design e Letras, mas estão acessíveis a todos os outros alunos do campus..

Está aberta também, até 11 de abril, a chamada para seleção de elenco do TUT 2019, para toda a comunidade interna e externa à UTFPR. Após montagem do elenco, serão realizados ensaios durante todo o ano e uma temporada de apresentações no segundo semestre, no campus Curitiba. Para se inscrever, é só acessar o link https://www.even3.com.br/elenco2019.

Tem interesse pelas atividades propostas pelo TUT? Entre em contato pelo email teatro-ct@utfpr.edu.br e mantenha-se conectado com as novidades seguindo a página no Facebook https://www.facebook.com/tutteatro/. O cronograma completo das ações realizadas pelo grupo pode ser acessado no endereço https://www.even3.com.br/tut2019/. Viva o Teatro!

Mesa Redonda sobre teatro universitário no Festival de Teatro de Curitiba

(Rodolfo do Egito – ASCOM-ct)