Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo, do campus Curitiba, tem grande adesão dos estudantes

Os estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo que integram o Centro Acadêmico Vilanova Artigas (CAVNA), do campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), consideram positivos os resultados da XV Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo (SAAU), que ocorreu na Sede Centro, entre os dias 23 e 27 de setembro. Foram programadas diversas atividades simultâneas a fim de adicionar conhecimento à carreira dos acadêmicos, com a participação de profissionais reconhecidos.

Como parte do balanço positivo, o presidente do CAVNA, Rhuan Borges, cita o envolvimento de cerca de 350 estudantes nas atividades e o fato de o evento ter começado com temas provocantes, assim gerando discussões durante a semana. “Acho importante ressaltar que o evento foi um sucesso pois conseguimos trazer muita gente importante. Começamos com João Whitaker, um dos maiores urbanistas do Brasil, reconhecido internacionalmente, passando por uma arquiteta refugiada da Síria. O neto do Vilanova Artigas, patrono do nosso centro acadêmico e um dos arquitetos mais importantes no movimento modernista no Brasil. E fechando com o deputado Goura, exemplo de personalidade política que luta pelas questões de mobilidade urbana em Curitiba”, relata Rhuan.

O tema da XV edição da semana acadêmica foi “Distopia”, com o intuito de discutir a sociedade contemporânea, a importância do passado recente na construção do nosso presente, a transformação da cidade como fortalecimento da imagem do ser humano moderno e o desenvolvimento da tecnologia em meio à tragédia da geração bélica.

A SAAU trouxe atividades durante as manhãs e as tardes, dentre palestras onde todos os alunos do campus já estavam automaticamente inscritos, e também ocorreram oficinas e passeios que exigiam inscrições prévias.

A Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo acontece uma vez ao ano, sempre no segundo semestre, realizada pelo Centro Acadêmico Vilanova Artigas, órgão representativo dos estudantes de graduação em Arquitetura e Urbanismo do campus Curitiba da UTFPR.

Reportagem de Jéssica Cotrim – Estudante de Comunicação Organizacional