Quanto o Couto Pereira pulsa?

Projeto do campus Curitiba analisa vibrações das estruturas de Estádio em dias de jogos

As estudantes Francesca Polydoro, Ingrid Gasparin, Juliane Kuser e Maria Fernanda Gomes, todas do segundo período do Curso de Engenharia Civil, do Departamento Acadêmico de Construção Civil (DACOC-CT), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Curitiba (UTFPR-CT), estão desenvolvendo um artigo técnico-científico para a Disciplina de Metodologia da Pesquisa, sob o título de “Análise de vibrações das estruturas no Estádio Major Antônio Couto Pereira”.

O estudo inovador utilizou aplicativos de celular para realizar a medição da vibração das estruturas do segundo e terceiro anéis das arquibancadas, em três jogos distintos, sendo Coritiba x Londrina (09/05/19), Coritiba x Cuiabá (25/05/19) e Coritiba x Paraná (08/06/19), com média de público de 35 mil pessoas. Os dados foram obtidos na Escala Mercalli Modificada e posteriormente transformados para Escala Richter, obtendo-se os valores da vibração das estruturas.

Para o Diretor de Marketing do Coritiba Foot Ball Club, Rafael Saling “A Universidade Tecnológica está de parabéns por incentivar as estudantes a realizarem esse estudo técnico sobre as vibrações, unindo conhecimentos teóricos e inovadores aos ensaios práticos, nesta obra de engenharia tão emblemática para o esporte paranaense.” A Engenheira Civil, Andressa Caroline Ferreira, responsável pela manutenção do Estádio Major Antônio Couto Pereira, ressalta que “Esse tipo de pesquisa além de trazer resultados para a sociedade, acrescenta muito na formação acadêmica das estudantes.”

Segundo a Coordenadora do Curso de Engenharia Civil, professora Renata Sá Brito Stramandinoli, “Essa pesquisa vai além da formação acadêmica das estudantes, contribuindo também para a promoção de novas parcerias entre a Universidade e as empresas da região. ” A professora Silvana Weber, responsável pela Disciplina de Metodologia da Pesquisa, acredita que as estudantes adquiriram uma visão holística da Engenharia Civil, pois fizeram a pesquisa teórica, participaram das visitas técnicas, realizaram os ensaios durante os jogos e analisaram os dados, comenta que “O estudo está em fase de finalização e apresenta potencial para publicação. ”

Vídeo com os ensaios da “Análise de vibrações das estruturas no Estádio Major Antônio Couto Pereira”.