Projeto de música do campus Curitiba atende jovens em situação de vulnerabilidade na Sede Neoville-CIC

Foto: Barbara Nunes

O Projeto

Há 2 anos, Ellen Carolina Ott, professora do Centro de Atividades Artísticas (CAART) do campus Curitiba da UTFPR, percebeu que não havia mais espaço físico na Sede Centro para as atividades musicais. Foi assim que surgiu a ideia de ir para a Sede Neoville-CIC e começar um projeto que atendesse crianças, adolescentes e adultos daquela região: o Projeto Musicart.

Para Ellen, realizar o projeto e ter uma boa aceitação é gratificante. “Visitei uma escola, e só nessa escola já vieram 20 adolescentes para começar a tocar violino. Em outra, vieram 40 crianças. Aí surgiu uma pessoa, já adulta, deficiente visual, então, montei um grupo com deficientes visuais. No total, hoje, são 55 estudantes que estão numa situação de vulnerabilidade social” contou ela “É um prazer tão grande enfrentar esses desafios e ver o resultado dos estudantes que eu não tenho como explicar a alegria que eu sinto”.

Em contrapartida, a experiência e a oportunidade dos alunos também se mostra tão gratificante quanto. “Eu sempre quis tocar violino mas nunca pude fazer aulas. Minha mãe descobriu o projeto da professora Ellen e eu quis participar. Fico muito feliz de estar aqui, por isso, não vou desistir tendo essa oportunidade”, conta Mariana Cristina de Moura, de 14 anos e uma das estudantes do Grupo Allegreto do Projeto Musicart.

A Campanha

Ainda que seja um projeto de sucesso, o Musicart possui algumas necessidades específicas. Diversos alunos precisam de instrumentos e acessórios para dar continuidade às aulas, um deles é João César Aguiar da Silva, jovem de 16 anos que possui necessidades especiais e precisa de um violino específico.

“Nós temos alguns alunos com deficiência e eles estão tocando no meio dos outros sem problema nenhum, pois os próprios alunos acolhem esses alunos especiais. Queremos dar continuidade para atingir um alvo muito maior, a meta para o ano que vem é atender 300 jovens da região”, conta Ellen. Para a mãe de João, o projeto não poderia vir em hora melhor “A vida dele mudou muito depois que ele começou a tocar violino, ele ficou muito mais calmo”, relata.

O Projeto Musicart necessita, no momento, de 17 violinos de ⅛ e ¼ e um violino 4/4, além de cordas e outros acessórios. Se você gostou da iniciativa e deseja ajudar, não deixe de entrar em contato com a Ellen Carolina Ott, idealizadora do Projeto, pelo seu Facebook.

Reportagem: Scheilla Godioso (ASCOM – CT)

Scheilla Godioso

Estudante do curso de Bacharelado em Comunicação Organizacional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e estagiária da Assessoria de Comunicação e Marketing (ASCOM) do campus Curitiba da UTFPR.