Programa de Eficiência Energética reúne Empresa Júnior e professores do campus Curitiba

O campus Curitiba da UTFPR está participando do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Copel e, dentro das etapas do programa, está a troca das lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED e a instalação de painéis fotovoltaicos para diminuir os custos com energia.

“Como esse processo é muito trabalhoso – são quase 14 mil lâmpadas só aqui no campus Curitiba – precisa ter uma equipe grande que possa supervisionar os serviços da empresa que vai fazer essa troca de lâmpada e a Tera Engenharia (Empresa Júnior de Engenharia Elétrica e Engenharia de Controle e Automação) se habilitou a fazer essa supervisão, para ver, por exemplo, se os trabalhos serão feitos de acordo com as normas e se estão atendendo os prazos”, relata Roberto Cândido, professor do Departamento Acadêmico de Eletrotécnica e um dos supervisores do processo.

Para Cândido, “esse fato é muito interessante porque os estudantes começam a exercitar os seus conhecimentos dentro da universidade, tornando-os capazes para fazer trabalhos de engenharia, além de estarem ajudando o campus com a demanda das lâmpadas.”

As trocas de lâmpadas já começaram por todo o campus e está contando com a ajuda de professores e de todos os membros da Tera Engenharia, inclusive os trainees.

Reportagem de Scheilla Godioso (ASCOM-CT).

Scheilla Godioso

Estudante do curso de Bacharelado em Comunicação Organizacional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e estagiária da Assessoria de Comunicação e Marketing (ASCOM) do campus Curitiba da UTFPR.