Ada Lovelace, a Condessa Curiosa é lançado neste sábado

Neste sábado (13/07) acontece o lançamento do livro Ada Lovelace a Condessa Curiosa escrito por Sílvia Amélia Bim, professora do Departamento Acadêmico de Informática (DAINF). O evento será das 15h às 18h na Livraria da Vila Shopping Pátio Batel, Av. Batel, nº 1868. O livro é um projeto em parceria com a Editora Inverso com apoio da Sociedade Brasileira de Computação e do Programa Meninas Digitais. 

O livro conta a história de Ada Lovelace (1815-1852), que nasceu em Londres e foi a primeira pessoa a desenvolver um algoritmo, mesmo que na sua época não houvesse computador como conhecemos hoje. Além de tudo, foi escritora e matemática, tendo fascínio pela área desde criança.

Segundo Silvia Bim, “A motivação para recontar a história de Ada Lovelace para crianças surgiu da minha experiência nas ações do Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação e do Projeto Emíli@s – armação em bits da UTFPR-Curitiba. Participando deles, descobri que precisamos compartilhar as contribuições das mulheres na área de Computação e Ciências cada vez mais cedo. A escolha de um ilustrador para recontar esta história compactua com a experiência de parceria de Ada Lovelace com Charles Babbage e o apoio que recebeu de seu marido. Essa também é a experiência do Meninas Digitais, que realiza suas ações através da parceria entre homens e mulheres. Juntos pela equidade de gênero!”

Escrito por Bárbara Nunes