Professor do campus Curitiba da UTFPR participa de evento internacional

O professor Nilson Garcia, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) e professor aposentado do Departamento Acadêmico de Física (DAFIS) do campus Curitiba da UTFPR, proferiu uma palestra, no dia 15 de novembro, durante a Conferência “A Física para o Desenvolvimento Sustentável na CPLP”, realizada na sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP, em Lisboa.

Na palestra, ele falou a respeito dos “Impactos da Escola de Física CERN em Língua Portuguesa”, tomando como referência a participação dos professores brasileiros na Escola realizada no CERN, em Genebra. Participaram da sessão, os professores Pedro Abreu (Portugal) e Manuel Penhor da (São Tomé e Príncipe), que também abordaram a temática da Escola de Física CERN em Língua Portuguesa.

A conferência foi organizada pelo Secretariado Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e pela Sociedade Portuguesa de Física (SPF), e contou com a participação da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN). O evento, que fez parte da celebração do Dia Mundial da Ciência para a Paz e o Desenvolvimento das Nações Unidas, foi descrito como, conforme o site da CPLP, “destinado a cidadãos, cientistas, professores e estudantes do Ensino Médio ao pós-graduado, visando promover a criação de redes académicas e de investigação, a partilha de boas práticas, divulgando a Física, em particular, e a Ciência, em geral, nos Estados-membros da Comunidade.”

O programa da Conferência constituiu-se de vários painéis, uma mesa redonda e um momento de homenagem ao físico Carlos Tesche, religioso marista nascido no Brasil, com formação em Portugal e atuação em Moçambique e Angola. Durante o evento, também foi realizada a Assembleia Constituinte da União dos Físicos dos Países de Língua Portuguesa (UFPLP), da qual  Nilson Garcia participou como sócio fundador.

Reportagem de Monique Eveline Grings (ASCOM – CT).

Alexandre Azevedo Perich

Aluno do curso Bacharelado em Comunicação Organizacional na UTFPR. Estagiário de comunicação e marketing do campus Curitiba da UTFPR e Fotógrafo desde 2013.