Mestrando do campus Curitiba da UTFPR publica artigo em revista internacional

O mestrando em Tecnologia e Sociedade, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE), Danilo Morais da Silva, teve artigo publicado pela Revista Americana Science, Technology & Public Policy, de Nova York. O artigo conta a história de Ada Lovelace, a primeira programadora do mundo, que desenvolveu o primeiro algoritmo a ser processado por uma máquina, neste caso, o Engenho Analítico de Charles Babbage.

Danilo da Silva

O mestrando foi orientado por duas professoras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Lindamir Salete Casagrande (PPGTE) e Silvia Amélia Bim, do Departamento Acadêmico de Informática (DAINF). O artigo também contou com uma análise técnica de tradução ao inglês, realizada por Nadia Moroz Luciani, professora da Escola de Artes da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).

O Ada Lovelace’s Day foi citado ao final do trabalho, tendo essa data sido comemorada no mundo inteiro, inclusive na UTFPR. O artigo foi considerado excelente e de temática relevante para a revista, que o publicou gratuitamente, contribuindo para o reconhecimento da atuação feminina na área da computação.

O artigo pode ser conferido no link.

Reportagem de Monique Eveline Grings (ASCOM – CT).