Mapa tátil da sede Centro do campus Curitiba facilita a acessibilidade

Agora ficou fácil encontrar os diferentes blocos-setores na estrutura da sede Centro. O Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE), do campus Curitiba, junto ao ex-aluno de Design Gráfico Felipe Sampaio, instalou, nesta semana, o mapa tátil da sede Centro do campus Curitiba da UTFPR. O mapa está situado no pátio do bloco E, na entrada da Rua Sete de Setembro,
sustentado por um pedestal especialmente calculado de acordo com os padrões de acessibilidade. O projeto foi desenvolvido como parte do Trabalho de Conclusão de Curso de Felipe, em Bacharelado em Design Gráfico.

Segundo a servidora Xenia Mello, do NAPNE, o mapa “apresenta a maior parte dos elementos em alto relevo, para garantir a acessibilidade para as pessoas com deficiências visuais. Também apresenta a tradução de todos os textos para o Braille, através de adesivos produzidos pela Associação dos Deficientes Visuais do Paraná (ADEVIPAR). O pedestal foi construído com dimensões definidas na norma da ABNT, o que garante o acesso a pessoas com deficiências físico-motoras. A intenção com a instalação do protótipo é testar a recepção do público, e despertar o interesse da Universidade em investir em projetos similares”.

Colorido e acessível, o mapa é um exemplo de projeto universitário que se concretiza em bem comum – empenho constante da universidade pública.

O mapa tem como objetivo garantir acessibilidade e mobilidade aos alunos com deficiência da universidade (foto: Xenia Mello)