IX Seminário Internacional de Educação marca parceria entre campus Curitiba da UTFPR e cidade de Pinhais

Há nove anos, o campus Curitiba da UTFPR iniciava uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura de Pinhais com o objetivo de arregimentar políticas e iniciativas no âmbito da Educação em diversas instâncias. Nesta semana, de 14 a 16 de agosto, o IX Seminário Internacional de Educação Pinhais 2019 celebra essa cooperação em um evento que reúne palestras, apresentações, debates e intervenções culturais. Sob o tema Educação Emocional – Diálogos em construção de um novo paradigma, o espaço Cenforpe recebe representantes de 22 cidades, sendo 20 paranaenses, uma catarinense e uma do Rio Grande do Sul.

A programação de abertura, ontem à tarde, lotou o auditório com 600 lugares. Autoridades de Pinhais e do Estado do Paraná participaram do cerimonial, em que a Universidade foi representada pelo diretor-geral do campus Curitiba, Marcos Schiefler Filho. Para Schiefler, “o evento é uma referência na discussão de temas relevantes no âmbito da Educação”. O Diretor lembrou de que a parceria, realizada em 2010, se deu na sua gestão anterior, quando fora eleito pela primeira vez para o campus Curitiba. Ele agradeceu, dentre outros envolvidos, o trabalho dedicado, em todos esses anos, de Tamara van Kaick, professora do Departamento de Química e Biologia (DAQBI) e do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET), Mestrado que tem apoiado e participado ativamente da colaboração.

Dentre os pontos relevantes do trabalho, Schiefler destacou ser “um marco de um projeto vitorioso, que incluiu a Academia, o Poder Municipal e também o Estadual, porque Curitiba e toda a Região Metropolitana, com 29 cidades, chegam a três milhões e seiscentas mil pessoas, o que é significativo para o Estado”.  A atuação da UTFPR foi, ainda, dignificada em todas as falas da mesa. A vice-prefeita de Pinhais, Rosa Maria, destacou o papel fundamental da UTFPR para a articulação das diferentes frentes encampadas pelo projeto e ressaltou a importância da Universidade Pública. Para fechar a programação da tarde, o professor Alexandre Ventura, de Portugal, falou sobre “Professor: protagonista de Inovação e Mudanças”

A programação se estende até amanhã (16) à tarde, com palestras de especialistas dos diferentes estados brasileiros. E a entrada é franca.

Fotos de Tamara van Kaick e Maurini de Souza