“Humaniza UTFPR”, entre o campus Curitiba e o Complexo HC, é discutido em reunião

Ocorreu, na última sexta-feira (06/12), no Gabinete da Direção-Geral do campus Curitiba da UTFPR, reunião para tratar sobre o “Humaniza UTFPR”, projeto de extensão multi e interdisciplinar em parceria com o Complexo Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Sociedade Brasileira de Bioética (SBB) Regional Paraná, que terá como foco a revitalização do setor de diagnóstico por imagem do Complexo HC.

A ideia nasceu com Anna Silvia Penteado Setti da Rocha, professora do Departamento Acadêmico de Física (DAFIS) e que possui pós-doutorado em Bioética, e com Renato Bocamino Doro, responsável pelo setor de diagnóstico por imagem do Complexo HC. “Esse projeto visa trabalhar dentro dos princípios da Política Nacional de Humanização (PNH), que é comprometido em poder construir uma relação diferente entre os atores e fazer também com que o ser humano se torne o protagonista. Esse trabalho de humanização tem várias vertentes e uma delas é a ambiência, onde entra a revitalização do setor”, declara Anna.

O objetivo, com a revitalização do setor, é, segundo Anna, “tornar o ambiente mais acolhedor, que possa oferecer o menor estresse ao paciente e uma melhor qualidade de trabalho para os profissionais que atuam ali dentro”. Ainda no aspecto da humanização, ela continua: “devemos ter essa visão de potencializar a capacidade humana, de protagonizar a pessoa que está vulnerável, que é o paciente, deixar com que ele possa ter condições de tomar melhores decisões, de poder realmente ser ali ‘a pessoa’ e não ‘a doença’.”

Além da humanização nos processos de saúde, Anna destacou a importância desse projeto para os estudantes e professores envolvidos. “Eu acredito que esse projeto vai atuar como uma rede cooperativa interinstitucional, de uma maneira em que vários atores possam atuar, cada um com a sua competência, e a extensão também estará sendo feita com a população.”

Compareceram na reunião e estiveram interessados pelo assunto: Marcos Schiefler Filho, Diretor-Geral do campus Curitiba, Ivan Carlos Vicentin, Diretor de Relações Empresariais e Comunitárias (DIREC), Anuschka Reichmann Lemos, chefe do Departamento Acadêmico de Linguagem e Comunicação (DALIC), Ciro Romelio Rodriguez Añez, professor do Departamento Acadêmico de Educação Física (DAEFI), Roberto Cândido, professor do Departamento Acadêmico de Eletrotécnica (DAELT), Eunice Liu,  Everilton José Cit, Frederick Van Amstel e Marco André Mazzarotto Filho, todos professores do Departamento Acadêmico de Desenho Industrial (DADIN), o Centro Acadêmico de Radiologia (CARAD) e o Diretório Central dos Estudantes (DCE) do campus Curitiba.

Reportagem de Scheilla Godioso (ASCOM – CT).

Scheilla Godioso

Estudante do curso de Bacharelado em Comunicação Organizacional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e estagiária da Assessoria de Comunicação e Marketing (ASCOM) do campus Curitiba da UTFPR.