HackaTruck MakerSpace chega na fase prática

UTFPR e parceiros trabalham no desenvolvimento de protótipo de aplicativo

No dia 05 de novembro começou o HackaTruck MakerSpace, uma das etapas do Programa Movimento Empreendedor Revolucionário (MOVER). O programa é uma parceria piloto entre a UTFPR, o MCTIC e a IBM, com o objetivo de incentivar os alunos no desenvolvimento de inovações tecnológicas aplicadas ao mercado.

A UTFPR foi uma das cinco universidades brasileiras escolhidas para implementar o programa MOVER. As outras quatro foram Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal do Pará (UFPA). Cada uma representando sua região.

O programa MOVER está ocorrendo desde agosto desse ano, sendo que os alunos participantes já passaram por capacitação EAD em Gestão, coordenada por professores da UTFPR, e por capacitação EAD em Programação, coordenada pela equipe da IBM.

Agora, no curso presencial HackaTruck MakerSpace, os alunos estão colocando em prática os conceitos aprendidos nos EADs, tendo à disposição diversos materiais e equipamentos disponibilizados pela IBM. Como projeto final, desenvolverão um protótipo de aplicativo, seguindo a metodologia ativa de ensino CBL (Challenge Based Learning), sendo que o melhor projeto receberá uma vaga na Incubadora de Inovações da UTFPR.

Reportagem de Maylana Spricigo (Programa MOVER/estudantes de Design do campus Curitiba da UTFPR)

Alexandre Azevedo Perich

Aluno do curso Bacharelado em Comunicação Organizacional na UTFPR. Estagiário de comunicação e marketing do campus Curitiba da UTFPR e Fotógrafo desde 2013.